Durante uma vistoria realizada pela Vigilância de Alimentos da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Porto Alegre, foram encontrados chocolates com larvas vivas e insetos em uma loja localizada em um shopping da Zona Sul da Capital. A inspeção ocorreu na semana passada, mas o caso foi divulgado apenas nesta quarta-feira (16).
De acordo com a reportagem de GZH, o estabelecimento em questão é uma unidade da Cacau Show, embora a prefeitura não tenha divulgado oficialmente o nome da empresa. Além da presença de larvas, insetos e chocolate contaminado, também foram identificadas irregularidades no ambiente da loja.
LEIA MAIS:
- Marido exposto em chá revelação diz que vai ‘assumir as consequências’
- Famosa empresa de eletrodomésticos demite 800 funcionários
- Pix vai acabar? Entenda a decisão do governo
No total, 18,87 quilos de chocolate foram inutilizados após a constatação da contaminação. Segundo a Vigilância, os produtos estavam armazenados, e alguns (como ovos de chocolate quebrados) seriam reaproveitados para a preparação de fondue. O gerente da unidade confirmou a intenção de uso e foi notificado e autuado por infrações sanitárias.
A descoberta só foi possível graças a uma denúncia feita por um consumidor, que identificou larvas em produtos adquiridos na loja.
Fiscalização encontra larvas e insetos em doces de famosa marca de chocolates: riscos à saúde
O consumo de alimentos contaminados, como os identificados com larvas e insetos no chocolate, pode resultar em intoxicações alimentares graves, especialmente em crianças, idosos e pessoas imunocomprometidas, conforme alerta a Secretaria de Saúde de Porto Alegre.

A pasta reforça que todos os estabelecimentos devem seguir rigorosamente as boas práticas de higiene, conservação e manipulação de alimentos, conforme determina a legislação sanitária.
O que diz a empresa
Em nota, a Cacau Show informou que os produtos encontrados estavam armazenados, dentro do prazo de validade e não estavam sendo manuseados para consumo no momento da fiscalização.
Denúncias podem ser feitas
Casos semelhantes podem ser denunciados de forma anônima pelo telefone 156, canal oficial da Prefeitura de Porto Alegre.
Nota da Cacau Show na íntegra
A empresa informa que todos os seus produtos passam por rigorosos controles de qualidade e procedimentos sanitários antes da distribuição. O produto identificado encontrava-se estocado, dentro do prazo de validade e não estava sendo manuseado para consumo. Sempre que alguma desconformidade é identificada, o item é imediatamente descartado, impedindo qualquer risco de comercialização ou consumo. A empresa segue colaborando integralmente com as autoridades e fornecendo todas as informações necessárias para esclarecer o ocorrido.”
