A fórmula da Coca-Cola vai mudar? Esse é o questionamento que ganhou força após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmar que a empresa concordou em substituir o atual xarope de milho por açúcar de cana em suas bebidas vendidas no país.
A declaração foi feita por Trump na rede social Truth Social, onde afirmou:
“Tenho conversado com a Coca-Cola sobre o uso de açúcar de cana de verdade na Coca nos Estados Unidos, e eles concordaram em fazer isso.”
Apesar da afirmação, a Coca-Cola não confirmou oficialmente a mudança na fórmula. Um porta-voz da empresa limitou-se a dizer que “agradeciam o entusiasmo do presidente Trump” e que “mais detalhes sobre novas ofertas inovadoras em nossa linha de produtos Coca-Cola serão compartilhados em breve”.
LEIA MAIS:
- Afinal, por que a capivara está na moda? Entenda a febre e o que explica esse fenômeno
- Feriados 2025: confira as próximas datas e os feriadões do ano
Atualmente, a Coca-Cola vendida nos EUA é adoçada com xarope de milho com alto teor de frutose, enquanto em outros países como Brasil, México e Reino Unido, o açúcar de cana é o ingrediente comum.
Mudança na fórmula da Coca-Cola: saúde x economia
A possível alteração na fórmula é vista como uma medida de saúde pública, especialmente após o secretário de Saúde dos EUA, Robert F. Kennedy Jr., alertar sobre os riscos do xarope de milho. O movimento “Make America Healthy Again”, liderado por Kennedy, defende que as grandes marcas deixem de usar ingredientes como xarope de milho, óleos de sementes e corantes artificiais, por estarem associados a problemas de saúde.
Trump afirmou que a mudança seria positiva:
“Será uma boa iniciativa deles — vocês vão ver. É simplesmente melhor!”
Por outro lado, a substituição do ingrediente preocupa produtores de milho dos Estados Unidos. John Bode, presidente da Associação de Refinadores de Milho, declarou que a decisão pode gerar perda de empregos, queda de renda agrícola e aumento de importações de açúcar, sem oferecer vantagem nutricional clara.
Coca-Cola e o futuro da fórmula
Apesar da repercussão, não há confirmação oficial da Coca-Cola sobre a substituição do xarope de milho pelo açúcar de cana em todos os seus refrigerantes nos Estados Unidos. Em abril, o CEO da empresa, James Quincey, afirmou que a companhia segue reduzindo o teor de açúcar em seus produtos, mas não entrou em detalhes sobre mudanças específicas na fórmula.
A expectativa agora é que a empresa se pronuncie nas próximas semanas, esclarecendo se a fórmula da Coca-Cola vai realmente mudar nos Estados Unidos.