12.9 C
Canoas
18 de julho de 2025

Jovens de Canoas do ‘Partiu Futuro Reconstrução’ podem participar de intercâmbio com tudo pago; Entenda

A ação é promovida pela Renapsi que participa do programa junto com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (SEDES)

Jovens que participam do programa ‘Partiu Futuro Reconstrução’ em Canoas e em Porto Alegre podem se inscrever para participar de um intercâmbio cultural na Espanha. A ação é promovida pela Renapsi que participa do programa junto com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (SEDES).

De acordo com a entidade, serão selecionados três jovens de Porto Alegre e dois de Canoas entre os 750 participantes do programa nas duas cidades. Os participantes vão viajar por sete dias, com todas as despesas pagas, incluindo as passagens aéreas, hospedagem, alimentação, traslados e passeios.

LEIA MAIS:

As inscrições podem ser feitas até o dia 25 de junho pelo site https://partiufuturoreconstrucao.org.br/intercambio-cultural/

“Esse intercâmbio é um incentivo para todos os participantes do Partiu Futuro. Esses jovens terão uma experiência internacional, passarão a enxergar o mundo sob novas perspectivas e voltarão para o Brasil com um olhar global, vislumbrando possibilidades antes inimagináveis para suas vidas e carreiras. Eles se tornam referências para suas comunidades, inspirando outros a acreditarem em seus próprios potenciais”, destaca Aline Ferreira, diretora executiva da Renapsi.

O que é programa ‘Partiu Futuro Reconstrução’ realizado em Canoas e Porto Alegre?

O programa, criado pelo Governo do Estado, é voltado para jovens de 14 a 22 anos, especialmente atingidos pelas enchentes de 2024, matriculados ou egressos da rede pública de ensino e inscritos no Cadastro Único (CadÚnico). O projeto oferece formação profissional e inserção no mercado de trabalho. A Demà Aprendiz conduz a capacitação dos estudantes em Porto Alegre e Canoas. Além das aulas teóricas, desenvolvem atividades práticas atuando como aprendizes, com carteira assinada, em órgãos públicos municipais e estaduais.

Os participantes recebem uma bolsa-auxílio de R$ 828,26 para uma jornada de 20 horas semanais, vale-alimentação de R$ 550, e têm todos os benefícios garantidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Também contam com acompanhamento psicológico, orientação jurídica, reforço escolar, serviço de telemedicina e seguro.

Jaime Zanatta
Jaime Zanatta
Jornalista formado pela Unisinos escreve sobre economia, cotidiano, polícia e o dia a dia das cidades.
MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS