O Bradesco anunciou nesta semana o lançamento do Pix por voz, uma funcionalidade que permite aos clientes realizarem transferências bancárias diretamente pelo WhatsApp, por meio de comando de voz ou mensagens de texto.
A nova solução, suportada por Inteligência Artificial Generativa, permite a operação sem que o usuário precise acessar o aplicativo do banco. A IA, chamada BIA, reconhece a linguagem natural (mesmo que o termo “Pix” não seja citado), identifica o destinatário, confirma a operação e envia o comprovante. Todo o processo é feito em poucos passos, com limite de R$ 300 por transação.
“Com o Pix via WhatsApp da BIA, o Bradesco avança em sua estratégia de Banco conversacional, oferecendo uma experiência bancária simplificada, inclusiva e altamente resolutiva”, explicou Patrícia Kessler, diretora do Bradesco Experience.
Como ativar o Pix por voz?
Para usar a novidade, o cliente deve autorizar no aplicativo do banco (opt-in) o uso do WhatsApp para transações com autenticação. Também é necessário habilitar o módulo de autenticação via canal.
O lançamento faz parte da estratégia do Bradesco de incorporar IA Generativa (GenAI) nos canais de atendimento internos e externos, com foco em tornar as interações mais fluídas, contextuais e personalizadas.
LEIA MAIS:
- Pagamento do INSS: aposentados já recebem valores atualizados
- Hospital Nossa Sra das Graças promove mutirão de exames em Canoas
- MetSul alerta para frio intenso nos próximos dias no Rio Grande do Sul
Desde 2017, a BIA já responde por mais de 90% das interações digitais com os clientes e atende mais de 20 milhões de usuários do app do banco. A tecnologia também está sendo utilizada internamente, inclusive com sugestões de respostas em tempo real para call centers, reduzindo o tempo médio de atendimento (TMA).
Nos próximos meses, a expectativa é que a IA ganhe novos recursos, como a transcrição automática de chamadas.
