15.1 C
Canoas
21 de agosto de 2025

Morre Zita Carvalhosa, produtora e referência no cinema brasileiro

Zita Carvalhosa, fundadora do Festival Curta Kinoforum e uma das maiores defensoras do curta-metragem no Brasil, morre aos 64 anos

A produtora de cinema Zita Carvalhosa, uma das principais defensoras do curta-metragem no Brasil, morreu nesta terça-feira (22), aos 64 anos. Ela enfrentava um câncer. A informação foi confirmada pelo cineasta Francisco Cesar Filho, também integrante da equipe do Festival Internacional de Curtas-metragens de São Paulo, o Curta Kinoforum, fundado por ela em 1990.

O velório de Zita será realizado nesta quarta-feira (23), das 10h às 16h, na Cinemateca Brasileira, em São Paulo.

LEIA MAIS:

Morre Zita Carvalhosa, produtora e referência no cinema brasileiro: Uma vida dedicada ao curta-metragem

Nascida em fevereiro de 1960, Zita Carvalhosa se formou em cinema pela Universidade Paris III, na França. Desde o início de sua trajetória, defendeu o curta como um espaço essencial para experimentação e revelação de novos talentos no audiovisual brasileiro.

Ela fundou e dirigia, desde 1983, a produtora Superfilmes, responsável por longas como Carvão (de Carolina Markowicz) e Anjos da Noite (de Wilson Barros), além de curtas premiados de nomes como Cao Hamburger, José Roberto Torero, Eliane Caffé e Jefferson De.

Legado institucional

Entre 1988 e 1995, Zita foi curadora do Museu da Imagem e do Som (MIS) de São Paulo, período em que fortaleceu políticas de difusão dos curtas-metragens, aproveitando a vigência da chamada Lei do Curta, que obrigava cinemas a exibirem curtas nacionais antes de filmes estrangeiros.

Ela também criou a Associação Cultural Kinoforum, em 1995, responsável pela organização do festival Curta Kinoforum e por oficinas de audiovisual em comunidades da Grande São Paulo.

Mais do que cinema

Além do trabalho no cinema, Zita Carvalhosa também atuou na televisão. Produziu séries documentais como O Povo Brasileiro, de Isa Ferraz, vencedora do Grande Prêmio Cinema Brasil em 2001.

Morre Zita Carvalhosa, produtora e referência no cinema brasileiro

Zita era irmã do artista plástico Carlito Carvalhosa, falecido em 2021.

Com uma carreira marcada por inovação, resistência e valorização da produção audiovisual independente, Zita Carvalhosa deixa um legado inestimável para o cinema nacional.

Guilherme Galhardo
Guilherme Galhardo
Estudante de jornalismo, apaixonado pela cultura POP, luta-livre, games, séries e filmes. Entusiasta de meteorologia e punk rocker nas horas vagas.
MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS