A Defesa Civil de Canoas realizará um simulado de emergência no próximo sábado (26). Cerca de 130 voluntários vão participar da atividade.
De acordo com o secretário municipal de Defesa Civil e Resiliência Climática, Vanderlei Marcos, a iniciativa promoverá a conclusão da capacitação do grupo de 30 componentes do Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (Nupdec) Mathias Velho.
LEIA MAIS:
- Comer carne pode causar câncer? Especialistas fazem alerta
- INSS libera tempo de trabalho infantil para aposentadoria: veja se você pode se aposentar antes
- Aprovado: nova Lei proíbe cães da raça pitbull
“Também vamos testar o tempo de resposta das forças de segurança no enfrentamento de um sinistro e conhecer as condições de atuação e eventuais limitações geográficas e operacionais postas para as instituições participantes”, pontuou.
Canoas terá simulado de emergência: como será o treinamento?
Conforme a Defesa Civil, o treinamento simulará um incêndio de grandes proporções causado por uma pane elétrica na mesma do DJ em um baile comunitário. A simulação de fumaça criará um cenário realista para o resgate de pessoas desorientadas. O simulado terá 10 feridos em estados leve e moderado, além de, por fim, outros três lesionados de forma grave ou gravíssima.

Participarão, em suas diferentes atribuições, Defesa Civil, Guarda Municipal, secretarias de Saúde e Mobilidade Urbana do município, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros Militar e Samu, além de convidados e voluntários.
O local do incêndio simulado, conforme a Defesa Civil, é a sede da Associação de Moradores do Bairro Mathias Velho. Ela fica na Rua 18 de Novembro, 445.