Depois de alguns dias marcados por frio e tempo seco, novas frentes de instabilidade se aproximam do Estado. A partir das 9h desta quinta-feira (24), a chuva já começa a atingir o norte do Rio Grande do Sul, marcando o início de um período prolongado de instabilidade.
Conforme o avanço do dia, o sistema se intensifica. Por volta das 13h, a previsão indica que Porto Alegre e a Região Metropolitana também devem ser atingidas pela chuva. Por isso, se você pretende sair de casa, não se esqueça do guarda-chuva. A partir do fim da tarde, o tempo fica ainda mais carregado, com instabilidade se espalhando por praticamente todo o território gaúcho.
LEIA MAIS:
- Confira se seu CPF ainda dá direito ao Pix Volta por Cima
- INSS começa pagamento de reembolso; Veja como você ainda pode receber
- Sinais de que você é uma boa pessoa, segundo a psicologia
Ao anoitecer, a expectativa é que a chuva se concentre principalmente na faixa litorânea do Estado. Apesar disso, a instabilidade perde força e deve se despedir do RS ao longo da noite. Para a sexta-feira (25), não há previsão de chuva, o que deve proporcionar um breve alívio.
Entretanto, a trégua será curta. Já no sábado (26), um novo sistema chega ao Estado, trazendo consigo fortes pancadas de chuva, especialmente a partir do meio da tarde em Porto Alegre e Região Metropolitana. No domingo (27), a instabilidade continua atuando sobre o RS e mantém o tempo fechado em diversas regiões.
Rio Grande do Sul: previsão indica vários dias de chuva: novo sistema se formará
A segunda-feira (28) também promete ser de tempo chuvoso, com precipitações previstas para quase todo o Estado. E, conforme apontam os modelos climáticos mais recentes, a quarta-feira (30) e a quinta-feira (31) devem trazer novos episódios de chuva. Por outro lado, a sexta-feira (1º) deve ser sem precipitações, mas o sábado (2) já sinaliza o retorno da chuva ao Rio Grande do Sul.
Contudo, os volumes de chuva não devem ser muito elevados.
Embora as previsões contem com tecnologia avançada, os meteorologistas alertam que o tempo nunca é 100% preciso. Assim, as projeções podem sofrer alterações ao longo dos dias. Ainda assim, o cenário atual exige atenção, principalmente devido à sequência prolongada de dias chuvosos que se aproxima.

Portanto, fique atento às atualizações e se planeje com antecedência. Afinal, a previsão é de muita chuva no Rio Grande do Sul nos próximos dias.