Um ciclone extratropical acompanhado de chuva forte atingiu o Litoral Norte do RS na manhã desta segunda-feira (28), provocando estragos.
Com rajadas de vento que superaram os 100 km/h, municípios como Imbé e Tramandaí enfrentam destelhamentos, quedas de postes, árvores e interrupções no fornecimento de energia elétrica.
LEIA MAIS:
- Policiais salvam bebê engasgado no bairro Guajuviras
- Famosa rede de lojas vai fechar mais de 10 filiais no Rio Grande do Sul
- INSS libera devolução de valores: veja como receber até novembro
Ciclone no RS derruba postes, árvores e destelha casas
O fenômeno já havia sido alertado por meteorologistas, pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) e pela Defesa Civil do Estado, que reforçaram a necessidade de atenção aos moradores da faixa litorânea e do Nordeste do estado.
Ponte entre Imbé e Tramandaí é interditada após queda de poste
Um dos estragos causados pela passagem do ciclone foi a queda de um poste na ponte Giuseppe Garibaldi, estrutura que liga Imbé a Tramandaí. O poste de iluminação pública caiu sobre a pista, ocasionando interrupção total do tráfego no local.
Equipes da Prefeitura e da Defesa Civil foram acionadas para isolar a área e iniciar os reparos.
Segundo a Prefeitura de Imbé, até o meio-dia desta segunda-feira (28), foram registradas três quedas de postes e feitos seis pedidos de lona para residências danificadas.
Em Tramandaí também foram registrados estragos causados pelo ciclone. Conforme informações do Corpo de Bombeiros, houve a queda de fios elétricos, árvores e placas de propaganda.
As autoridades orientam a população a evitar áreas de risco, e entrar em contato com a Defesa Civil pelo número 199, em caso de emergências.
A Defesa Civil gaúcha permanece em monitoramento contínuo das regiões atingidas e pode emitir novos alertas a qualquer momento.
Em casos de rajadas intensas, a recomendação é permanecer em local seguro, afastado de janelas, postes, árvores e placas de publicidade.
A previsão aponta que o ciclone extratropical deve continuar influenciando o tempo no Estado ao longo desta segunda-feira (28).