12.5 C
Canoas
28 de julho de 2025

Ventos chegam a 104km/h devido a ciclone extratropical

Ciclone extratropical pode ter ventos de até 130km/h, diz MetSul

O ciclone extratropical que está atuando no Rio Grande do Sul provocou ventos de 104km/h na Zona Sul de Porto Alegre na manhã desta segunda-feira (28). A informação é da MetSul Meteorologia.

No último domingo (27), a MetSul emitiu alerta sobre a formação de um ciclone extratropical de grande dimensão. O fenômeno que deverá impactar os estados do Sul e do Sudeste do Brasil terá vento de forte a muito intenso além de ressaca do mar.

LEIA MAIS:

Ciclone extratropical pode ter ventos de até 130km/h no RS, diz MetSul

Conforme a MetSul, o ciclone extratropical se formará a partir de um centro de baixa pressão que atua sobre o Rio Grande do Sul e provoca chuva em todo o estado.

“A baixa pressão vai avançar para o Oceano Atlântico, na costa gaúcha, e começará a dar origem ao ciclone entre o final deste domingo e o começo da segunda-feira, quando terá inicio o processo de ciclogênese, ou seja, de formação do ciclone”, diz a MetSul em seu site.

De acordo com a previsão, o vento começa a ganhar força ainda na noite dete domingo. Porém, ele atingirá a intensidade máxima ao longo da próxima segunda-feira (28).

A MetSul prevê ventos de até 80km/h no Leste do Rio Grande do Sul. porém, em alguns pontos as rajadas podem passar de 100km/h chegando no Litoral Norte a 130kn/h.

“O vento mais forte deve ocorre na Lagoa dos Patos e imediações assim como no litoral do Rio Grande até Torres, onde as rajadas devem ficar perto e acima de 100 km/h, numa faixa de 90 km/h a 110 km/h. Sobre a lagoa e em trechos da faixa costeira, segundos os dados disponíveis hoje, há potencial para vento por vezes de 100 km/h a 120 km/h e isoladamente superior. Na encosta da Serra, junto ao Litoral Norte, alguns pontos podem ter rajadas de 110 km/h a 130 km/h”, pontua a MetSul em seu site.

Jaime Zanatta
Jaime Zanatta
Jornalista formado pela Unisinos escreve sobre economia, cotidiano, polícia e o dia a dia das cidades.
MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS