Um médico especialista apontou qual a pior bebida para quem tem gordura no fígado. Na última semana, o cantor João Gomes revelou que parou de consumir bebidas alcoólicas após ser diagnosticado com esteatose hepática, condição também conhecida como gordura no fígado.
O gastroenterologista e hepatologista Rodrigo Rêgo Barros aponta qual é a pior bebida para quem apresenta o quadro. Ele destacou que são várias as causas de esteatose hepática: Vão desde vírus de hepatite, álcool, medicamentos e até doenças genéticas raras.
Esta é a pior bebida para quem tem gordura no fígado, segundo médico: As bebidas alcoólicas representam o maior risco para quem dispõe de esteatose hepática
LEIA MAIS:
- RS: Semana começa com frio, mas tem “calorão” fora de época
- Após ler isso, você nunca mais vai comprar picanha
- Caixa Tem libera até R$ 900 neste mês! Tenho direito?
O especialista acrescenta que os maus hábitos de vida, como sedentarismo e alimentação rica em fontes de alto índice glicêmico e calórico, compreendem a maioria dos casos.
Conforme o gastroenterologista, as bebidas alcoólicas representam o maior risco para quem dispõe de esteatose hepática. Ele comenta que essas opções são bastante calóricas. “O álcool causa em si estresse às células do fígado, inflamação, acúmulo de gordura e fibrose, que é um enrijecimento do órgão e precursor de cirrose”, ressalta.
Ele também pontua quanto aos sucos, inclusive alguns naturais a exemplo do à base de laranja, que possuem de grande quantidade de açúcares. Salientando que essas bebidas podem contribuir para o acúmulo de gordura no fígado.