Uma medida que pode acabar com a obrigatoriedade da autoescola está pronta para ser anunciada pelo governo federal. Segundo o Ministério dos Transportes, a proposta elimina a exigência de frequentar aulas em centros de formação de condutores para obter a CNH (Carteira Nacional de Habilitação).
O secretário-executivo da pasta, George Santoro, afirmou à CNN que o projeto já está finalizado e aguarda apenas o aval do Palácio do Planalto. “Estamos com tudo pronto para soltar”, disse Santoro. A informação foi inicialmente divulgada pela Folha de S.Paulo e confirmada pela CNN.
LEIA MAIS:
- Coxa creme viraliza e vira versão salgada do morango do amor
- Estudo faz nova revelação surpreendente sobre o Alzheimer
- Como deve ser a “nova Coca-Cola” de Trump?
Mesmo com o fim da auto escola como exigência obrigatória, os candidatos ainda precisarão ser aprovados nas provas teórica e prática aplicadas pelo Detran. A estrutura do processo de habilitação será mantida, mas com menos custos e menos burocracia.
“A principal mudança é a redução de custos. Não há perda de qualidade”, garantiu o secretário.
A proposta é vista como uma forma de democratizar o acesso à CNH, especialmente entre jovens e pessoas de baixa renda, que muitas vezes não conseguem arcar com os altos valores cobrados pelas auto escolas no Brasil.

Se aprovada, a mudança pode representar uma das maiores reformas no processo de habilitação do país nas últimas décadas.