A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou na Base Aérea de Canoas a Avaliação Operacional Contratual (AVOP) do sistema de autodefesa da aeronave da KC-390 Millennuium. A atividade ocorreu entre os dias 21 e 25 de julho.
Conforme a FAB, a atividade teve o objetivo de verificar a eficácia e a conformidade dos sistemas de autoproteção do vetor, essenciais para missões em cenários operacionais modernos. A ação também verificou a capacidade da aeronave de detectar e reagir a ameaças guiadas por radiofrequência.
LEIA MAIS:
- Famosa empresa gaúcha de armas pode fechar após tarifaço de Trump
- RS: Quantos graus hoje? Veja como fica o tempo em sua região
- VÍDEO: médicos continuam cirurgia durante terremoto
“A capacidade de identificar e neutralizar ameaças é fundamental para a segurança. A avaliação permitiu ao KC-390 fornecer informações precisas e opções de autodefesa cruciais para os pilotos em situações de combate”, afirmou o Capitão Aviador Fernando Polizel Culhari, do Instituto de Pesquisa e Ensaios em Voo (IPEV).
Base Aérea de Canoas recebe avaliação do sistema de autodefesa de aeronave: avaliações devem contribuir em casos de cenários adversos
De acordo com o capitão aviador Matheus Protásio do Nascimento, do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GGT), a avaliação foi essencial para validar a capacidade do KC-390 de detectar ameaças e contramedidas de forma eficaz.

“O uso eficaz de contramedidas eletrônicas contribui diretamente para o aumento da taxa de sobrevivência da aeronave em situações reais de combate”, ressalta.