O Ministério da Saúde fez um alerta sobre riscos de misturas com água sanitária e outros produtos. A divulgação foi feita depois da morte de um homem de 31 anos, em Minas Gerais, e uma mulher de 63, em Goiás, que morreram após lavar banheiros com o produto.
Em nota diz que a combinação da água sanitária com outros produtos pode gerar danos á saúde. “Muita gente pensa que está só ‘caprichando’ na limpeza, mas misturar a água sanitária com outros produtos ou com água quente pode liberar vapores tóxicos e perigosos à saúde”, diz a pasta.
LEIA MAIS:
- Fim da Autoescola? Governo Lula estuda liberar CNH sem aulas obrigatórias
- Produto ilegal é vendido sem restrições no Google
- Katy Perry e Justin Trudeau são vistos jantando juntos no Canadá
O principal composto da água sanitária, o hipoclorito de sódio, reage com ácidos, como o vinagre, desinfetantes, limpa-pisos ou amoníacos, e libera gases tóxicos. Mesmo sem misturar com outros produtos, o risco ainda existe quando não há ventilação adequada.
Ministério da Saúde alerta sobre riscos da água sanitária: Em questão de minutos, a exposição pode desencadear sintomas graves
Os gases podem se acumular no ar e são facilmente inalados por quem está fazendo a limpeza. Intoxicações desse tipo acontecem de forma silenciosa e rápida, dificultando a percepção dos primeiros sinais de alerta. Em questão de minutos, a exposição pode desencadear sintomas graves e em casos extremos, levar à morte.