Uma montadora chinesa prometeu mudança no mercado, mas rompeu a parceria com uma empresa brasileira provocando uma reviravolta no setor automotivo brasileiro em 2025. O Grupo CAOA busca alternativas para manter a operação em Anápolis, no Estado de Goiás.
De acordo com fontes ligadas ao mercado automotivo, o rompimento da montadora chinesa impactou o planejamento da CAOA Montadora. A empresa brasileira agora analisa possibilidades para garantir a continuidade da linha de produção.
Recentemente, a empresa brasileira terminou as alianças com Hyundai e Subaru. Agora, a Chery rompeu a relação e o CAOA busca um novo parceiro estratégico.
Após prometer mudança no mercado, montadora chinesa rompe parceria com empresa brasileira: quais são as marcas chinesas em negociação?
A imprensa especializada afirma que o Grupo CAOA conversa com as marcas chinesas BAIC (Beijing Automotive Grupo Co) e a Changan Automobile. Ambas possuem um grande portfólio de modelos, o que garantiria uma diversa produção nacional.
A BAIC é uma das favoritas para assumir o posto da Chery. Recentemente, o protótipo Beijing X55, SUV da BAIC, foi vista circulando em território brasileiro.
Especialistas do setor alertam que a circulação do X55 (saiba mais abaixo) em ruas brasileiras aponta para testes de viabilidades e adaptações ao mercado brasileiro.
Corrida contra o tempo
A CAOA corre contra o tempo para encontrar uma nova parceira para manter sua relevância no mercado e garantir a geração de empregos. O Grupo tem objetivo de evitar que a planta de Anápolis fique com a capacidade ociosa.
Beijing X55: saiba mais sobre o modelo chinês que pode invadir o território nacional
O BAIC Beijing X55 é uma SUV compacta conhecida pelo design inovador e pela tecnologia embarcada nela.
O modelo é desenvolvido para competir em um dos segmentos mais disputados do Mercado Brasileiro. Com visual marcante e uma eficiência mecânica, o X55 é equipado com motor 1.5 turbo com, aproximadamente 177 cavalos de potência. Com isso, a SUV entrega respostas ágeis tanto na cidade quanto na estrada.
O torque elevado do X55 proporciona acelerações rápidas. De acordo com dados do fabricante, o SUV pode acelerar de 0 a 100km/h em menos de 8 segundos, com consumo médio de 13km/l. Além disso, ela possui transmissão automática de dupla embreagem, com sete velocidades.
Especialistas apontam que o modelo pode atrair consumidores brasileiros e consolidar a presença de montadoras chinesas no país. O que você acha disso?