A UnidaSul, holding que administra o Rissul e Macromix, concluiu uma ampla pesquisa estratégica envolvendo públicos interno e externo, colaboradores das lojas e administrativo, diretoria, fornecedores e clientes estratégicos em mais um capítulo de sua jornada ESG. O estudo teve o objetivo mapear percepções e prioridades em relação à sustentabilidade, com base em 26 temas entre ambiental, social e de governança.
De acordo com a UnidaSul, a pesquisa foi aplicada em múltiplos canais digitais a partir de uma escuta qualificada que resultou em uma amostra especial. Os dados foram analisados para produzir uma matriz de materialidade com destaque para os temas mapeados e, na sequência, o comitê ESG da UnidaSul priorizou os assuntos estratégicos definindo indicadores, metas, prazos e estratégias de atuação.
LEIA MAIS:
- Veja 4 sinais que o corpo dá e que você não deve ignorar
- Estátua da Liberdade da Havan está a caminho de Canoas
- Veja como usar o Pix em compras no exterior
O estudo resultou no Relatório de Maturidade. o documento marca o ponto de partida da agenda ESG oficial da UnidaSul. O material reúne evidências dos projetos, ações e programas já implantados ou em andamento na holding com dados, investimentos, resultados e impactos nas unidades de negócio e nas comunidades.
Relatório tem divulgação prevista para agosto, diz UnidaSul
De acordo com a UnidaSul, o relatório tem divulgação prevista para agosto. O documento servirá como instrumento de conformidade regulatória e também como guia para decisões planejadas e sustentáveis de médio e longo prazo. Além disso, o relatório também reforçará o compromisso socioambiental da companhia, alinhando-se às diretrizes do planejamento estratégico da holding até 2028.
A condução da agenda ESG está sob responsabilidade de um comitê multidisciplinar, formado por lideranças de diferentes áreas da companhia, com a supervisão da Martinelli ESG- Assessoria, especializada no tema. A estruturação do programa consolida uma série de práticas que a UnidaSul já vinha adotando ao longo dos últimos anos, como o uso consciente de sacolas plásticas, programas de logística reversa, reciclagem de resíduos e uniformes, além da escolha de fornecedores com compromisso ambiental. No campo social, destacam-se iniciativas como o voluntariado corporativo, o Troca do Carinho e o Universa-programa interno de aprendizagem e crescimento profissional.
De acordo com a UnidaSul, a pesquisa trouxe um novo direcionamento e legitimidade ás ações que já estão em curso. Além disso, a ação fortalece o posicionamento da empresa como agente de transformação com práticas transparentes e integradas ao seu planejamento estratégico até 2028.
Programa Gente Unida fortalece o pilar social do ESG
Entre as iniciativas em andamento, está o Programa Gente Unida, lançado recentemente com foco em diversidade, inclusão e pertencimento. A proposta envolve todos os times da companhia e está ancorada em cinco pilares: Pertencimento, Paixão por Servir, Diversidade, Equidade e Respeito.
Sob a liderança da área de Recursos Humanos, o programa nasceu da escuta ativa dos colaboradores e materializa o compromisso da UnidaSul com práticas sociais sustentáveis no ambiente de trabalho.
“Não estamos apenas lançando um programa, estamos formalizando um compromisso com todas as pessoas que fazem parte do nosso ecossistema. Queremos que cada colaborador se sinta visto, ouvido e valorizado em sua individualidade”, afirma Rosângela de Fátima Mariano, gestora de Recursos Humanos da UnidaSul.
Crescimento com responsabilidade
A agenda ESG integra a cultura organizacional da UnidaSul e reflete um compromisso de longo prazo com o meio ambiente, a sociedade e a governança corporativa.
“ESG não é apenas uma sigla, é uma postura. Temos a responsabilidade de olhar para o amanhã com empatia, escuta ativa e ações consistentes que gerem impacto positivo em toda a cadeia onde atuamos”, destaca Augusto De Cesaro, presidente da UnidaSul.
“Acreditamos que servir também é cuidar. Por isso, fazemos da sustentabilidade um valor central em nossa atuação, com responsabilidade e propósito”, complementa Adilson Neuhaus, diretor administrativo da companhia.