O Parque Zoológico de Sapucaia do Sul (Zoo), administrado pelo governo do Estado por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), recebeu um novo morador: um filhote de Puma concolor, resgatado em Jaquirana, na Serra.
O animal resgatado recebeu o nome de ‘Valente Guilherme’.
LEIA MAIS:
- Filha de Youtuber morre afogada enquanto pai transmitia live
- Mulher é morta com 127 facadas
- Mulher atira bebê de menos de um ano do segundo andar
Zoológico de Sapucaia do Sul recebe Puma concolor
A trajetória de superação do puma iniciou em fevereiro de 2025, em Jaquirana. O animal, na época, com apenas 700 gramas e idade estimada de dez dias, foi o único sobrevivente de uma ninhada de três filhotes. (leia a reportagem completa clicando aqui)
Ele foi encontrado e acolhido por um morador, que informou a equipe da Unidade de Conservação Parque Estadual do Tainhas (PE Tainhas). A suspeita é de que a mãe dos filhotes tenha sido vítima de caça.
Após o recolhimento do animal, ele foi imediatamente encaminhado para a sede da Sema em Porto Alegre, onde iniciaram os tratamentos intensivos sob a coordenação da Divisão de Fauna. Os primeiros exames laboratoriais foram realizados pelo Instituto Preservas, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Uma rede de profissionais que compõem o quadro de instituições públicas e privadas se formou para salvar a vida do puma de forma voluntária, entre elas a Associação Mata Ciliar, o Hospital Veterinário da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), a Clínica Chatterie e a Clínica Visão Vet, onde o filhote passou por uma cirurgia de cataratas.
Em junho, já com 10 kg, o puma foi transferido temporariamente para o Zoológico de Canoas, onde passou a contar com mais espaço e estímulos naturais. Em julho, já com 13 kg, o felino foi transferido de forma definitiva para o Parque Zoológico de Sapucaia do Sul.