18 C
Canoas
28 de agosto de 2025

Câmara de Canoas decide futuro de vereador

A Câmara de Canoas decide hoje o futuro do vereador Ezequiel Vargas (PL). Entenda o caso na reportagem completa a seguir

A Câmara de Canoas decidirá nesta quarta-feira (6) o futuro do vereador Ezequiel Vargas (PL). A sessão que poderá cassar o mandato do parlamentar começará às 9h.

De acordo com o Legislativo, o vereador é acusado de praticar uma infração político-administrativa tipificada como quebra de decoro parlamentar em decorrência de postagens com ofensas ideológicas, transfóbicas e misóginas. No dia 28 de julho, a Comissão Processante, presidida pelo vereador Heider Couto (PL) que tem como relator Jonas Dalagna (Progressistas) e como membro Rodrigo D’Ávila (NOVO) apresentou a denúncia e parecer favorável a cassação.

Câmara de Canoas decide futuro de vereador: Entenda o caso

A Comissão Processante é resultado de uma denúncia protocolada por Ágata Vieira Mostardeiro e Mayara Luciana Terra Alves. No dia das mães, conforme o documento da CP, o parlamentar teria realizado uma publicação com o seguinte tema: “13 mulheres esquerdistas que eu admiro” e, na sequência, fotos em branco.

Além disso, segundo o relatório da CP, a postagem desencadeou outros comentários como: “olha, mulheres eu admiro. Imitações eu respeito, mas recuso”.

LEIA MAIS:

De acordo com a Comissão Parlamentar, a cassação é recomendada por decoro parlamentar.

O que diz o vereador?

Em vídeo publicado nas redes sociais, parlamentar comentou o caso e afirmou que a Polícia Civil arquivou por duas vezes os inquéritos que apuravam os casos citados pela Comissão Parlamentar.

“Rachadinha? Não. Caixa Dois? Não. Funcionários fantasma? Não. Simplesmente, sendo cassado por falar. Eu sofri um ataque na rede social e deu uma resposta. A Polícia Civil arquivou uma vez e, adivinha, arquivou pela segunda também, apontando que não há crime. Mesmo assim amanhã [hoje] será votada a cassação do meu mandato por transfobia”, relata o parlamentar.

Jaime Zanatta
Jaime Zanatta
Jornalista formado pela Unisinos escreve sobre economia, cotidiano, polícia e o dia a dia das cidades.
MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS