A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu mais de 100 barras de ouro nesta segunda-feira (4), em uma caminhonete conduzida por um empresário.
A carga somava 103 quilos do metal precioso, avaliada em mais de R$ 61 milhões, sendo esta a maior apreensão de ouro já registrada pela corporação.
LEIA MAIS:
- INSS cancela autorização de oito empresas para oferecer crédito consignado
- INPE alerta para chuva volumosa no Rio Grande do Sul neste mês
- Meteorologista do INMET alerta qual o próximo mês de chuva intensa no RS
Quem é o empresário flagrado com carga de ouro em caminhonete
Natural de Rondônia, Bruno Mendes de Jesus, de 30 anos é empresário e estava acompanhado da esposa, de 32 anos, e de um bebê de colo, que seria filha do casal, no momento da abordagem.
Segundo a PRF, o carregamento partiu de Rondônia e tinha como provável destino a Venezuela ou a Guiana, o que levanta suspeitas sobre uma rota internacional usada para escoar ouro retirado ilegalmente da região amazônica.
A defesa do empresário afirmou que ele é trabalhador do setor mineral e atua em um segmento que enfrenta lacunas regulatórias.
De acordo com o advogado do empresário, Bruno tem bons antecedentes, é pai de uma criança de nove meses e é o principal provedor da família, que estaria em situação de vulnerabilidade. Ainda segundo a defesa, a mineração em si não configura crime, o problema estaria na ausência de regularização formal da atividade.