A Polícia Civil desarticulou um esquema criminoso de ameaças e extorsão envolvendo empréstimos informais em Canoas. A ação é resultado da operação Dívida Eterna, deflagrada nesta quinta-feira (7).
Conforme a Polícia Civil, a investigação revelou uma rede de cobranças ilegais, ameaças violentas e juros abusivos.
LEIA MAIS:
- Salário mínimo 2025 sobe 7,5% e supera a inflação
- Novo RG: como emitir a Carteira de Identidade Nacional (CIN) em 6 passos
- Após cassação de vereador, cidade tem nova vereadora
Uma moradora de Canoas foi vítima do grupo criminoso. Ela procurou a 3ª Delegacia de Polícia após receber diversas ameaças dos criminosos. A vítima teria contratado um empréstimo de R$ 25 mil com o principal suspeito do grupo, mas logo após, começou a receber ameaças. As intimidações, incluíam o envio de imagens de armas, abordagens em sua residência e, até mesmo, em seu local de trabalho.
Polícia desarticula esquema de agiotagem e extorsão após empréstimos em Canoas: vítima teve que abandonar a própria casa
De acordo com a Polícia Civil, quando um criminoso exigiu que a vítima entregasse a própria casa para quitar a suposta dívida. Pressionada, ela teve que se desfazer de bens e, após pagar mais de R$ 200 ml, ela abandonou a casa onde vivia temendo pela própria vida.
Justiça deferiu pelo bloqueio de contas bancárias
Após a investigação, a polícia pediu a prisão do criminoso, mandados de busca e apreensão, bloqueio de contas bancárias e sequestro de bens. Todos foram deferidos pelo Poder Judiciário.
De acordo com a delegada Luciane Bertoletti, “as ações visam não apenas responsabilizar o autor dos crimes, mas também garantir a segurança e a integridade da vítima, além de estancar o fluxo financeiro da atividade criminosa”.