Uma poderosa massa de ar frio de origem polar avança sobre o interior da América do Sul e atinge o Rio Grande do Sul com força a partir desta sexta-feira (8). Segundo alerta a Metsul Meteorologia, a queda brusca de temperatura pode marcar as tardes e madrugadas mais geladas do ano até agora no estado.
Durante a madrugada, a nebulosidade e a chuva impediram que as mínimas caíssem drasticamente. A menor marca registrada foi de 3,2ºC em Pinheiro Machado, na Serra do Sudeste. No entanto, o cenário deve mudar ao longo do dia.
Temperaturas devem despencar ao anoitecer, segundo alerta da MetSul
Com o avanço da massa polar, a tendência é que as mínimas sejam registradas no final do dia, quando o céu começa a limpar. O ar seco e a redução da nebulosidade permitirão um resfriamento noturno ainda mais intenso a partir do fim de semana.
LEIA MAIS:
- Vereadores cassam mandato de Ezequiel Vargas
- INSS prepara pagamento extraordinário para aposentados a partir de hoje
- Vai chover até quando? Previsão do tempo indica virada nos próximos dias
Especialistas destacam que a madrugada de domingo promete ser especialmente gelada. Cidades de diversas regiões podem registrar temperaturas próximas de 0ºC ou até negativas, especialmente em áreas da Serra, Campanha e Planalto.
Uma das tardes mais frias do ano
Embora o foco das mínimas esteja nos próximos dias, o frio desta sexta já se destaca pelas máximas baixíssimas. Em grande parte do estado, os termômetros não devem ultrapassar os 13ºC, e em diversas cidades, as máximas não devem nem chegar aos 10ºC.
Confira as temperaturas registradas às 11h da manhã:
- Pinheiro Machado: 5,1ºC
- Pedras Altas: 5,2ºC
- Herval: 5,8ºC
- Venâncio Aires: 6,2ºC
- São José dos Ausentes: 6,4ºC
- Jaguari: 7,0ºC
- Vacaria: 7,2ºC
- Fontoura Xavier: 7,8ºC
- Porto Alegre (média): 11ºC
Atenção redobrada nos próximos dias
Com o frio intenso, especialistas reforçam a importância de cuidados com a saúde, principalmente entre crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias. A Metsul alerta que o frio mais rigoroso ainda está por vir, com potencial de geada e impactos nas lavouras.

