14.8 C
Canoas
31 de agosto de 2025

Passando por Canoas, Porto Alegre terá trem direto para Gramado

Trem entre Gramado e Porto Alegre deverá gerar mais de 22 mil empregos, entre diretos e indiretos

Você sabia que Canoas e outras cidades da Região Metropolitana vão ter trem direto para Gramado? Na última quinta-feira (7) o governador Eduardo Leite autorizou a implantação, operação e exploração privada de uma ferrovia para transporte de passageiros.

De acordo com o projeto, a ligação entre Porto Alegre e Gramado ocorrerá em apenas uma hora. O sistema de transporte, que tem previsão de inicio de operação estimado em sete anos e um investimento de quase R$ 5 bilhões, terá duas vias férreas – uma para cada sentido.

LEIA MAIS:

Todo o investimento no trem direto para Gramado será realizado pela SulTrens. Além disso, a obra deverá gerar 6.747 empregos diretos e quase 16 mil indiretos.

“Esse investimento privado só se viabiliza porque o Rio Grande do Sul virou a chave. Hoje, temos um Estado com estabilidade fiscal, capacidade de investimento público e segurança jurídica para atrair o empreendedorismo. Isso é fruto de reformas difíceis que encaramos, e que agora nos permitem colher resultados concretos para a população”, destaca Eduardo Leite.

Leite ainda ressalta os benefícios que o novo modal de ligação entre a Capital e a Serra Gaúcha vai proporcionar para o Estado.

“Esse trem entre Porto Alegre e Gramado é muito mais do que infraestrutura: é desenvolvimento econômico, geração de empregos e valorização do nosso potencial turístico”, acrescenta o governador.

Passando por Canoas, Porto Alegre terá trem direto para Gramado: saiba mais sobre o projeto

O trem ligará Porto Alegre a Gramado, de forma direta, passando por Canoas, Cachoeirinha, Gravataí, Esteio, Sapucaia do Sul, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Campo Bom, Dois Irmãos, Sapiranga, Araricá, Parobé, Taquara, Morro Reuter, Nova Hartz, Igrejinha, Picada Café, Santa Maria do Herval, Três Coroas e Canela.

O percurso incluirá 27 cruzamentos rodoferroviários, 15 pontes e viadutos — entre eles uma estrutura sobre a FreeWay (BR-290) — e, por fim, nove túneis.

De acordo com o projeto, o trem terá duas estações para embarque e desembarque de passageiros. Uma delas ficará nas proximidades do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre. Já a outra estará na Avenida das Hortências, entre Gramado e Canela.

“A implantação da ferrovia marca o início de um grande desafio e, ao mesmo tempo, de uma nova era para os transportes para a Serra Gaúcha. Vamos oferecer uma viagem mais confiável, confortável e segura. Este trem será apenas a porta de entrada para uma série de experiências que aguardam o turista. Nosso objetivo é que todos deixem o Rio Grande do Sul encantados com o que há de mais moderno em turismo e mobilidade ferroviária”, destaca Renato Ely, administrador da Sul Trens.

Jaime Zanatta
Jaime Zanatta
Jornalista formado pela Unisinos escreve sobre economia, cotidiano, polícia e o dia a dia das cidades.
MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS