A nova gasolina E30 já chegou nos postos combustíveis com maior percentual de etanol na mistura. Essa nova composição contém 30% de etanol, ela foi aprovada pelo CNPE (Conselho Nacional de Política Energética) e teve aprovação do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
A validação técnica era necessária para garantir que não haverá prejuízos com a mudança, os testes da nova gasolina E30 foram feitos no início do ano no laboratório de motores e veículos do Instituto Mauá de Tecnologia, em São Caetano do Sul (SP). Lá foram testados 15 veículos de diferentes anos, entre eles modelos antigos e todos com motores somente a gasolina.
LEIA MAIS:
- Canoas: quatro moradores ganham prêmios especiais no NFG; Veja os nomes
- Saiba qual hospital do RS que fechou UTI e transferiu pacientes após detectar bactéria perigosa
- Projeto prevê auxílio de dois anos para vítimas de desastres naturais
A mudança promete baixar o preço do litro em cerca de R$ 0,11, conforme projeção do Ministério de Minas e Energia.
Saiba como vai funcionar a nova gasolina E30: A principal mudança é o aumento do teor de etanol anidro na gasolina
A nova Lei do Combustível do Futuro foi sancionada em outubro de 2024 pelo presidente Lula. A principal mudança é o aumento do teor de etanol anidro na gasolina. O percentual do derivado da cana-de-açúcar na gasolina comum era de até 27,5%, onde 18% era o valor mínimo.
O mínimo de etanol na mistura passa a ser de 22%, com limite de 35%. O aumento será de 30%, conforme aprovado pelo MME em dezembro.
O diretor de combustíveis da Associação Brasileira Engenharia Automotiva (AEA), Rogério Gonçalves, explicou que ensaios com a nova gasolina avaliaram diferentes aspectos. “São três categorias: dirigibilidade, onde foram testados os efeitos no automóvel, como a partida a frio e a condução do veículo; compatibilidade de materiais, onde se mediu a corrosão e a resposta de materiais elastoméricos, injeção e afins; e claro as emissões totais”.