O fotógrafo Sandro Muller (@sandrokmuller) registrou um halo lunar em Canoas. O flagrante ocorreu na noite do último sábado (9).
O que é um Halo Lunar?
O Halo Lunar é um fenômeno astrônomico que forma um círculo brilhante em torno da lua. O fenômeno, conforme a mestre e doutura em Geografia, Elisângela Lacerda, do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Roraima (UFRR), acontece a partir da presença de cristais de gelo na atmosfera.
LEIA MAIS:
- Mulher confunde sintomas de câncer de intestino grave com gravidez
- Estudo indica que mulheres morrem mais por hipertensão causada pelo álcool
- Brasileiros agora podem pagar com Pix em supermercados da Europa
“Os halos, sejam lunares ou solares, são círculos luminosos formados ao redor da lua ou do sol, respectivamente, em função dos fenômenos de reflexão e refração sofridos pela luz, a partir do contato com cristais de gelo na atmosfera”, disse em entrevista ao portal G1.
O fenômeno acontece na presença de nuvens finais e alta. Essas nuvens, conforme Lacerda, se encontram na troposfera, a camada mais baixa da atmosfera, até aproximadamente 19km.
Além disso, para a formação do fenômeno, essas nuvens costumam se encontrar em temperaturas bem baixas, formadas, principalmente, por cristais de gelo. Porém, para que os halos lunares se formem, os cristais precisam ter uma conformação no formato de hexágonos.
“Para que isso ocorra, deve-se ter condições ideiais de temperatura e pressão. Por isso, os halos lunares não são tão frequentes”, ressalta a doutora em geografia ainda em entrevista ao G1.