Um avião russo em Brasília chamou atenção e levantou discussões diplomáticas nos últimos dias. O cargueiro Ilyushin IL-76, operado pela empresa Aviacon Zitotrans, sancionada pelo governo dos Estados Unidos em 2023, pousou na manhã do último domingo (10) no Aeroporto Internacional de Brasília, após um voo com escalas iniciado em Moscou.
A Aviacon foi alvo de sanções do Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros dos EUA por transportar cargas para a Venezuela. Apesar disso, a Força Aérea Brasileira (FAB) esclareceu que a aeronave que chegou a Brasília tem matrícula civil AZS1705, distinta da que foi alvo das sanções americanas, embora pertença à mesma companhia.
Avião russo em Brasília gera “burburinho” nas redes sociais: o que tem na aeronave?
O avião russo em Brasília permanece estacionado no aeroporto Juscelino Kubitschek e tem previsão de decolagem nesta quarta-feira (13). A FAB não revelou o conteúdo transportado, ressaltando que apenas o operador do voo tem conhecimento da carga. “O nosso trabalho é controlar o espaço aéreo, não a carga”, afirmou um integrante da cúpula militar brasileira.
Segundo as autoridades, o pouso do cargueiro não está relacionado a qualquer operação militar conjunta entre Brasil e Rússia. Fontes do Itamaraty também reforçaram que não há ilegalidade na recepção da aeronave, já que as sanções foram impostas exclusivamente pelos Estados Unidos e não pelo Brasil.
LEIA MAIS:
- Caixa Tem pagará benefício misterioso em 26 de agosto
- Governo confirma feriado em 15 de agosto
- INSS: começa pagamento de benefício
Ainda assim, a presença do avião russo em Brasília pode gerar repercussões em Washington, em meio à crescente tensão entre os governos do presidente Donald Trump e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.