15.9 C
Canoas
14 de agosto de 2025

Tártaro nos dentes pode matar o pet? Veja o que fazer

O tártaro se tornou comum na saúde bucal dos animais e que pode matar

Você sabia que cuidar da saúde bucal do seu pet é uma forma simples e poderosa aumentar a qualidade de vida deles?. Muitas pessoas associam problemas dentários apenas a humanos mas, cães e gatos também sofrem com acúmulo de placa bacteriana.

O tártaro se tornou comum na saúde bucal dos animais. Vamos identificar os sinais que seu animal está com tártaro e o que fazer para garantir a saúde deles.

Quando não tratado, o tártaro favorece o surgimento de gengivite, inflamações e sangramentos, abrindo portas para bactérias entrarem na corrente sanguínea e atingirem órgãos vitais como coração, rins e fígado. Apesar de muitos ainda associarem a saúde bucal dos cães apenas à estética ou ao mau hálito, a verdade é que a doença periodontal está diretamente ligada a problemas cardíacos, renais e hepáticos.

Tártaro nos dentes pode matar o pet? O tártaro em cachorro é uma condição muito comum que compromete diretamente a saúde bucal do animal

Por isso, entender como o tártaro se forma, reconhecer os sintomas e buscar o tratamento adequado são atitudes essenciais para preservar a saúde e o bem-estar do seu pet ao longo da vida.

O tártaro em cachorro é uma condição muito comum que compromete diretamente a saúde bucal do animal. Também chamado de cálculo dentário, ele se desenvolve de forma progressiva e silenciosa, sendo especialmente prevalente em cães e gatos com mais de 3 anos de idade.

Mau hálito persistente: O mau hálito é normalmente o primeiro e mais perceptível sinal de tártaro em cachorro, diferentemente do odor comum após refeições, este cheiro é persistente e particularmente desagradável. ]

Dentes amarelados ou escurecidos: Os dentes começam a apresentar manchas amarelas ou esverdeadas, principalmente na área próxima à gengiva.

Gengiva inflamada ou sangrando: Em casos mais avançados, mesmo com pequenos estímulos como a mastigação de brinquedos ou petiscos, a gengiva inflamada pode sangrar facilmente. Portanto, se você notar manchas de sangue nos brinquedos ou na água do seu pet, isto pode indicar gengivite decorrente do tártaro em cachorro.

Dificuldade para mastigar ou comer: Quando o cão começa a comer menos ou evita determinados alimentos, principalmente os mais duros, isto geralmente indica que o tártaro já está causando dor significativa.

Matheus Ferreira
Matheus Ferreira
Estudante de jornalismo, o pelotense Matheus Ferreira escreve notícias sobre economia, segurança, cotidiano e saúde.
MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS