A Caixa Econômica Federal inicia no próximo dia 25 de agosto uma nova rodada de pagamentos do Fundo PIS/Pasep, com valores que podem chegar a R$ 2.800 por beneficiário. O depósito será feito diretamente na conta poupança social digital, movimentada pelo aplicativo Caixa Tem, e pode beneficiar cerca de 10,5 milhões de brasileiros.
O recurso não está ligado ao abono salarial anual, mas sim a cotas acumuladas entre 1971 e 1988, que ficaram paradas no fundo por décadas. Agora, a quantia está sendo liberada para trabalhadores da época e seus herdeiros, mediante solicitação.
Quem pode receber pelo Caixa Tem
Tem direito ao saque quem trabalhou com carteira assinada no setor privado, com registro no PIS, ou no setor público, militar ou estatal, com registro no Pasep, entre 1971 e 1988. Em caso de falecimento do titular, herdeiros podem solicitar o pagamento apresentando a documentação que comprove o vínculo familiar.
LEIA MAIS:
- Manteiga ou margarina? A opção mais saudável vai te surpreender
- Dor na coluna é numero 1 em afastamento pelo INSS
- Fort Atacadista vai abrir novas lojas no Rio Grande do Sul
A consulta ao saldo é simples: basta acessar o aplicativo Caixa Tem, o portal Gov.br ou ir até uma agência da Caixa. Para verificar online, é necessário ter conta Gov.br de nível prata ou ouro.
Calendário de pagamento
Os depósitos serão realizados no dia 25 de cada mês ou no próximo dia útil. Quem solicitou o saque até 31 de julho receberá já em 25 de agosto. Solicitações feitas até 31 de agosto serão pagas em 25 de setembro, e assim por diante, até janeiro de 2026.
Onde e como sacar
O pagamento é feito automaticamente na conta digital do Caixa Tem. Caso não seja possível a abertura dessa conta, o saque poderá ser feito com o Cartão do Cidadão e senha em lotéricas, correspondentes Caixa Aqui ou terminais de autoatendimento.
Herdeiros, no entanto, precisam comparecer presencialmente a uma agência da Caixa com os documentos exigidos.
Prazo final
O saque poderá ser feito até janeiro de 2026. Após esse prazo, o dinheiro voltará para o fundo, e será necessário aguardar nova convocação do Ministério do Trabalho e Previdência.
A Caixa reforça que não há taxa para a retirada e que todo o processo para quem tem conta no Caixa Tem pode ser realizado de forma totalmente digital, sem necessidade de ir até a agência.