11.9 C
Canoas
06 de setembro de 2025

Fiscalização em restaurante encontra trabalhadores em situação análoga a escravidão

A fiscalização no restaurante encontrou 10 trabalhadores em situação análoga a escravidão

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) resgatou 10 funcionários de um famoso restaurante no bairro Moinhos de Vento, em Porto Alegre, que estavam em condições análogas à escravidão. A ação ocorreu com o apoio do Ministério Público do Trabalho (MPT).

De acordo com informações do MTE, os servidores resgataram quatro homens e seis mulheres com idades entre 19 e 37 anos. O grupo estava dividido entre bolivianos e argentinos.

LEIA MAIS:

Ainda, conforme o MTE, parte dos trabalhadores estavam alojados em um imóvel no bairro Azenha em condições precárias de conservação. Não havia chuveiro no banheiro, nem lâmpadas nos cômodos.

“Sem chuveiro no banheiro ou mobiliário básico: não havia camas para todos, roupas de cama e cobertores suficientes, armários, geladeira, fogão ou micro-ondas, mesa com cadeiras ou utensílios para preparo e consumo de refeições”, destaca o MTE em nota encaminhada para a imprensa.

Por fim, o Ministério informou que o empregador foi notificado a regularizar os vínculos de trabalho, efetuar o pagamento das verbas rescisórias e garantir o retorno dos trabalhadores à cidade de origem.

Qual é o restaurante alvo da fiscalização?

O MTE não divulgou o restaurante em que ocorreu o resgate dos trabalhadores, mas a reportagem apurou que trata-se do ‘Club da Milanesa’. Em nota, o estabelecimento afirmou que a denúncia é falsa e mal-intencionada (leia nota na íntegra abaixo).

Leia nota na íntegra

“No Club da Milanesa, lamentamos profundamente a divulgação de informações falsas e mal-intencionadas, promovidas por ex-colaboradores e reproduzidas por alguns funcionários do Ministério Público do Trabalho.

Estamos preparando uma resposta documentada e verificável, que deixará evidente a total ausência de fundamentos desta operação.

Em breve, a verdade virá à tona e cada parte ficará no lugar que lhe corresponde. Pedimos que acompanhem as novidades. Não vamos ser dobrados por mentiras: a verdade prevalecerá.”

Jaime Zanatta
Jaime Zanatta
Jornalista formado pela Unisinos escreve sobre economia, cotidiano, polícia e o dia a dia das cidades.
MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS