Os pagamentos do Bolsa Família referentes ao mês de agosto começam nesta segunda-feira (18). Além do programa social, também será liberado o Auxílio Gás, pago a cada dois meses. Ao todo, cerca de 19,2 milhões de famílias em todo o Brasil recebem o Bolsa Família, enquanto 5,1 milhões serão beneficiadas com o Auxílio Gás.
De acordo com a Caixa Econômica Federal, o pagamento do benefício é realizado de acordo com o final do Número de Identificação Social (NIS). No entanto, em razão de decretos de situação de emergência provocados por condições climáticas, todos os beneficiários do Rio Grande do Sul e de alguns municípios de Alagoas, Amazonas, Paraná, Roraima e Sergipe vão receber já no primeiro dia do calendário, independentemente do número do NIS.

Os valores podem ser movimentados diretamente pelo App Caixa Tem, sem necessidade de ir até uma agência. O beneficiário pode pagar contas de água, luz, telefone, gás e boletos, além de fazer Pix, compras com cartão de débito virtual e QR Code em mais de 9 milhões de maquininhas em todo o país. Também é possível realizar saques em Unidades Lotéricas, correspondentes Caixa Aqui e terminais de autoatendimento.
Bolsa Família começa a ser pago com valor extra: Auxílio Gás
O Auxílio Gás tem como objetivo reduzir o impacto do preço do botijão de 13 quilos no orçamento das famílias. Em agosto, o valor será de R$ 108, o equivalente a 100% da média nacional do gás de cozinha.
LEIA MAIS:
- Auxílio Brasil 2025: como benefício é pago?
- Esta mudança no Pix pegou milhares de brasileiros de surpresa
- Benefício direto no Caixa Tem R$600; entenda como funciona
Assim como o Bolsa Família, o Auxílio Gás é liberado conforme o calendário do NIS, mas os beneficiários das regiões em situação de emergência também recebem já nesta segunda-feira (18).
Como consultar
As informações sobre o Bolsa Família podem ser acessadas pelos aplicativos Bolsa Família, Caixa Tem, Benefícios Sociais Caixa, além do Portal Cidadão e do telefone 111.