Mais um lar de idosos em Novo Hamburgo foi interditado nesta segunda-feira (18). Localizado no bairro Vila Rosa, o espaço não possuía alvará de funcionamento nem responsável técnico habilitado, segundo a Vigilância Municipal em Saúde. Essa já é a terceira interdição de instituição de longa permanência de idosos (ILPI) na cidade em 2025.
A fiscalização foi realizada após denúncia encaminhada pelo Conselho Municipal dos Direitos e Cidadania da Pessoa Idosa (CMDCI), com apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação (SDHS). No local, sete idosos eram abrigados sem condições adequadas de moradia e cuidados.
Durante a vistoria, a equipe constatou alimentos estragados, forte cheiro de urina, falta de conservação do prédio e ausência de campainha de emergência, item essencial para situações de risco. A cozinha também apresentava problemas de higiene e armazenamento inadequado dos alimentos.
Lar de idosos em Novo Hamburgo é interditado por falta de higiene e alimentos estragados: o que aconteceu com os moradores?
Diante das irregularidades, o lar de idosos em Novo Hamburgo foi autuado e interditado. Os moradores foram retirados e, sob supervisão da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, serão encaminhados para residências de familiares.
LEIA MAIS:
- Auxílio Brasil 2025: como benefício é pago?
- Esta mudança no Pix pegou milhares de brasileiros de surpresa
- Benefício direto no Caixa Tem R$600; entenda como funciona
A prefeitura reforça que denúncias de maus-tratos a idosos podem ser feitas pelo Disque 100. Já reclamações sobre instituições de longa permanência devem ser encaminhadas ao Conselho Municipal dos Direitos e Cidadania da Pessoa Idosa, pelo telefone (51) 3527-1887 ou pelo e-mail con.idoso.nh@gmail.com.