Após um fim de semana de sol e temperaturas agradáveis, o tempo em Canoas começa a mudar já nesta segunda-feira (18). A instabilidade retorna ao Rio Grande do Sul e deve alcançar a região no fim da tarde para o início da noite, trazendo chuva e ventos que antecedem a formação de um ciclone extratropical.

Segundo meteorologistas, a segunda-feira terá mínima de 12ºC e máxima de 22ºC em Canoas. O dia começa com tempo firme e nublado, mas quem sair de casa deve se preparar: a recomendação é não esquecer o guarda-chuva, já que o retorno para casa no fim da tarde pode ser marcado já por pancadas de chuva.
Tempo em Canoas: vai chover hoje? Veja quando ciclone atinge região: Força dos ventos
Os ventos começam a ganhar força ainda hoje, principalmente a partir do meio-dia. Contudo, nesta segunda-feira eles não devem ultrapassar níveis preocupantes. A maior intensidade está prevista para a quarta-feira (20), quando o ciclone extratropical deve atingir o estado com rajadas de até 60 km/h na Região Metropolitana. Na Serra Gaúcha, a situação pode ser mais intensa, com registros de até 80 km/h.
LEIA MAIS:
- Beneficiários do Bolsa Família com NIS final 1 a 5 vão receber valor extra
- Uber desafia os Correios com novo serviço de entregas em mais de 5 mil cidades
- Ligações indesejadas de robôs e bancos? Use o não me pertube
Apesar da força dos ventos, o volume de chuva não deve ser elevado. Modelos climáticos apontam acumulados de apenas 10 mm entre terça e quarta-feira, o que significa que o maior risco está mesmo relacionado à ventania.

O ciclone, no entanto, terá rápida passagem pelo continente: já na tarde de quarta, ele deve se deslocar para o oceano Atlântico.
Atenção
A orientação é redobrar a atenção no deslocamento, principalmente na quarta-feira, quando o vento pode causar transtornos em áreas abertas, além de queda de galhos e objetos soltos.
Meteorologistas reforçam que o clima pode mudar rapidamente, e por isso é importante acompanhar as atualizações da previsão do tempo em Canoas.