Um avião da Força Aérea dos Estados Unidos, conhecido por sua ligação com missões secretas da CIA, pousou no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, na tarde da última terça-feira (19). A aeronave chamou atenção por não apresentar qualquer identificação externa e por seu histórico em operações de alto nível.
O que sabe sobre o misterioso avião dos EUA que pousou em Porto Alegre?

Trata-se do C-32B, um modelo modificado do Boeing 757-200, operado pelo 150º Esquadrão de Operações Especiais da Força Aérea Americana, sediado em Nova Jersey. Este tipo de avião é frequentemente utilizado em missões estratégicas, transportando equipes do Departamento de Estado norte-americano, compostas por diplomatas, militares de elite e agentes de inteligência.
A aeronave chegou ao Brasil após partir de Nova Jersey na segunda-feira (18), com escalas em Tampa, na Flórida, e San Juan, em Porto Rico. Em Porto Alegre, tinha decolagem prevista para às 20h25, com destino ao Aeroporto Internacional de São Paulo.
LEIA MAIS:
- Bolsa Família: 958 mil famílias deixam o Programa em agosto
- Identificados militares que morreram em acidente na BR-116, em São Leopoldo
- Famosa padaria de Porto Alegre é interditada por vender alimentos podres com fezes de rato
O que mais chamou a atenção foi o mistério em torno da missão. Até o momento, nem as autoridades americanas nem brasileiras confirmaram oficialmente o motivo do pouso. A Força Aérea Brasileira, a Anac e a Embaixada dos Estados Unidos foram procuradas, mas não responderam até a última atualização da reportagem.
O espaço segue aberto para manifestações.
Modelo do avião
Apelidado de “Gatekeeper” (“Porteiro”), o C-32B já esteve presente em cenários de crise internacional, como após a explosão no porto de Beirute, em 2020, e também em grandes eventos globais, incluindo os Jogos Olímpicos.
O pouso em Porto Alegre reforça o caráter estratégico do avião da Força Aérea dos Estados Unidos, que segue envolto em sigilo. A presença dele em território brasileiro levanta questionamentos sobre os reais objetivos da missão, mas até agora permanece sem explicação oficial.