A aparência segura e simples do aplicativo Nubank tem sido usada por criminosos para aplicar um golpe de phishing clássico. Eles enviam mensagens falsas sobre uma “atualização de dados obrigatória”, explorando o senso de responsabilidade do cliente para roubar o acesso à conta.
O que é o golpe da falsa atualização de dados?
LEIA MAIS:
- Tem como fazer a nova carteira de identidade pelo celular?
- Identificados militares que morreram em acidente na BR-116, em São Leopoldo
- Falsa psicóloga que atendia crianças com TDAH em Canoas e região é denunciada
O golpe ocorre quando criminosos enviam e-mails ou SMS se passando pelo Nubank, informando, que o cliente precisa realizar uma atualização cadastral urgente para cumprir normas de segurança ou evitar o bloqueio da conta.
O objetivo é fazer com que a vítima, com receio de perder o acesso aos serviços, clique em um link malicioso. Esse link leva a uma página falsa, criada para roubar credenciais de login, como CPF e senha do aplicativo, fornecendo aos golpistas acesso completo à conta bancária.
Nubank alerta usuários que tem conta ativa: O Nubank reforça em seus canais oficiais que nunca envia links por e-mail, SMS ou WhatsApp
O golpe geralmente começa com uma mensagem com título alarmante, como “AVISO DE SEGURANÇA NUBANK: Sua conta precisa de verificação”. O e-mail ou SMS utiliza o logo e a identidade visual roxa do banco para parecer autêntico.
O principal sinal de alerta é o pedido de atualização de dados via link. O Nubank reforça em seus canais oficiais que nunca envia links por e-mail, SMS ou WhatsApp solicitando senha ou atualização de informações pessoais.