Por meio do “sistema fácil” cidadãos que já possuem documento de identidade emitido no Rio Grande do Sul poderão solicitar a nova Carteira de Identidade Nacional, sendo de forma simplificada e rápida.
O novo serviço pode ser acessado pelo site identidadefacil.rs.gov.br em qualquer dispositivo fixo ou celular. O aplicativo Identidade Fácil também já está disponível no app store da Apple e, no momento, em processo de aprovação para os dispositivos Android.
LEIA MAIS:
- Polícia Federal investiga funcionários da caixa por desviar milhões do INSS
- Identificados militares que morreram em acidente na BR-116, em São Leopoldo
- Falsa psicóloga que atendia crianças com TDAH em Canoas e região é denunciada
O novo sistema tem como objetivo digitalizar a maior parte do processo de solicitação do documento. Agora, o cidadão poderá preencher os dados online e enviar de forma digital a certidão de nascimento ou casamento com matrícula. Já o modelo tradicional, com agendamento presencial ou online, continuará disponível para quem não se enquadrar nos critérios da nova plataforma.
Tem como fazer a nova carteira de identidade pelo celular? A medida tem como objetivo diminuir filas e ampliar a oferta de horários
A etapa presencial, que continua obrigatória nos postos de identificação, será reduzida ao mínimo: a coleta biométrica das digitais e a fotografia. A medida tem como objetivo diminuir filas e ampliar a oferta de horários. O comparecimento deverá ser agendado por meio de formulário disponível na própria plataforma.
Para utilizar o sistema, é necessário ter uma conta ativa no portal gov.br. O serviço estará disponível pelo site identidadefacil.rs.gov.br ou pelo aplicativo Identidade Fácil, já liberado na App Store da Apple e em fase de aprovação para dispositivos Android.