Uma prática pouco comum pode render dinheiro: colocar o CPF na nota. Além disso, você também pode ter desconto em impostos e até participações em sorteios.
No Rio Grande do Sul, por exemplo, também é possível ganhar desconto no IPVA e participar de sorteios.
LEIA MAIS:
- Banco Central alerta brasileiros: moeda rara de R$ 1 de 1998 pode valer milhares
- Estudantes já podem sacar incentivo do Governo via Caixa Tem
- Bolsa Família via Caixa Tem: veja como sacar
CPF na nota vale dinheiro? Saiba como consultar
Como funciona?
Ao informar o número do documento em compras no varejo, parte do ICMS recolhido pelo estabelecimento é revertida em créditos para o consumidor. Esses valores ficam disponíveis na conta do programa e podem ser utilizados conforme as regras de cada Estado.
Os créditos gerados em cada compra geralmente são pequenos, muitas vezes apenas alguns centavos. No entanto, com o tempo é possível acumular quantias que podem ser resgatadas em dinheiro, usados para abater o IPVA ou até mesmo para participar de sorteios.
Outro benefício é a facilidade de ter acesso à segunda via da nota fiscal, caso seja necessário.
Em São Paulo, a Nota Fiscal Paulista acumula créditos que poderão ser transferidos para conta bancária, além de usar para abatimento do IPVA.
Como resgatar?
Para resgatar os benefícios, o consumidor deve acessar o site oficial do programa no estado em que está cadastrado. É necessário entrar com o CPF e a senha previamente criada para consultar o saldo acumulado.
Depois do login, é possível transferir o valor disponível para uma conta-corrente ou poupança, desde que haja saldo. Outra opção é utilizar os créditos para desconto em impostos, o que geralmente só pode ser solicitado em períodos determinados pelo programa.