A Polícia Civil realizou uma operação e descobriu um esquema criminoso envolvendo um grupo que fotografava e filmava na saíde de motéis em Porto Alegre. Eles cobravam valores altos para não revelar as traições.
Na manhã desta terça-feira (26), Departamento Estadual de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC) realizou nove ordens judiciais ligadas ao caso nas cidades de Eldorado do Sul e Charqueadas. Ao todo, foram cumpridos cinco mandados de prisão preventiva e quatro de busca e apreensão.
LEIA MAIS:
- Operação em Canoas mira criminosos que teriam executado jovens desaparecidos
- Linha de trem Porto Alegre-Gramado passará por Canoas; veja quando inicia
- Agora será possível fazer Pix com o Google
Grupo que fotografava traições em motéis e extorquia vítimas em Porto Alegre é alvo de operação
De acordo com a polícia, o grupo atuava desde, pelo menos, maio deste ano. A primeira denúncia chegou aos investigadores em junho. As apurações apontaram que os criminosos agiam em três motéis de Porto Alegre, sendo que em um deles foram identificados ao menos quatro ocorrências.
Uma jovem de 27 anos foi presa em Eldorado do Sul, apontada como responsável por monitorar a saída de motéis e registrar fotos e vídeos dos veículos, priorizando os de maior valor. Conforme a investigação, os criminosos se passavam por detetives particulares e abordavam as vítimas pelo WhatsApp. Alegavam ter sido contratados pelos parceiros ou parceiras dos clientes para apurar possíveis traições e, em seguida, ameaçavam divulgar as imagens às famílias. Para evitar a exposição, exigiam transferências via Pix, que podiam chegar a R$ 15 mil.
Até agora, a polícia confirmou 10 vítimas, mas suspeita que outras pessoas também tenham sido alvo do esquema sem registrar ocorrência.