O programa “CPF na Nota” foi criado para ajudar os governos estaduais a combater a sonegação fiscal e ao mesmo tempo, oferecer benefícios aos consumidores, como créditos e participação em sorteios. Porém, nos últimos anos, a iniciativa passou a ser alvo de criminosos, que transformaram a proposta em uma verdadeira armadilha digital.
Um dos golpes mais comuns envolve mensagens que prometem valores altos para resgate imediato. Os golpistas utilizam e-mails, SMS e até o WhatsApp para enviar links suspeitos. A oferta parece irresistível: dinheiro rápido e fácil. Mas, na prática, trata-se de uma fraude para roubar dados bancários e informações pessoais.
LEIA MAIS:
- Fábrica de embutidos é fechada após fiscalização do Ministério Público
- Padre é preso acusado de estuprar adolescentes
- Horário de verão vai voltar? Veja o que diz governo
Dados bancários nunca são solicitados
Outra estratégia usada pelos criminosos é a criação de sites falsos que imitam as páginas oficiais das Secretarias Estaduais da Fazenda. Embora à primeira vista pareçam legítimos, pequenos detalhes revelam a farsa: erros de digitação, domínios estranhos e solicitações de informações que nunca foram exigidas pelos programas oficiais. Em alguns casos, as páginas chegam a cobrar taxas de liberação, inexistentes no CPF na nota.
Saiba como se prevenir de golpes do CPF na nota: Nenhum programa oficial solicita dados sigilosos como senhas bancárias, códigos de segurança
Já pensou receber um pedido de senha de banco ou o número completo do cartão de crédito em nome do CPF na Nota? Pois saiba: isso é fraude. Nenhum programa oficial solicita dados sigilosos como senhas bancárias, códigos de segurança ou informações completas do cartão.
Como se proteger de golpes do CPF na nota
- Lembre-se: não existe programa federal de CPF na nota, apenas estaduais
- Evite clicar em links recebidos por mensagens suspeitas
- Consulte sempre o site oficial da secretaria da Fazenda do seu estado
- Nunca pague taxas antecipadas para liberar créditos
- Desconfie de promessas de prêmios altos demais
E se você cair no golpe?
Se o pagamento foi feito via Pix, entre em contato imediatamente com o banco e solicite o Mecanismo Especial de Devolução. Esse recurso pode bloquear o valor antes que o criminoso consiga sacar, aumentando a segurança do consumido