A Prefeitura divulgou nesta quarta-feira (27) que já está aberto o cadastramento para o auxílio Canoas, destinado a famílias atingidas pelas chuvas e enchentes ocorridas entre 14 e 20 de junho de 2025. O benefício faz parte do programa estadual Volta por Cima e garante o pagamento único de R$ 2 mil para pessoas em situação de vulnerabilidade social.
O cadastramento segue até o dia 5 de setembro e deve ser realizado nos CRAS Harmonia, Mathias Velho e Rio Branco, de acordo com o endereço de residência da família. A medida busca contemplar quem não foi incluído automaticamente no mapeamento do Governo do Rio Grande do Sul.
Quem tem direito ao auxílio em Canoas
Podem solicitar o benefício as famílias que:
- Foram desabrigadas ou desalojadas pelas chuvas de junho de 2025;
- Não foram identificadas automaticamente pelo levantamento do governo estadual;
- Residem em município com decreto de situação de emergência ou calamidade pública homologado pelo Estado;
- Estão inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) como pobres ou extremamente pobres, com atualização feita nos últimos 12 meses.
O programa tem como objetivo garantir apoio emergencial às famílias mais atingidas e em situação de maior vulnerabilidade. Segundo a Prefeitura, o cadastramento é uma oportunidade para reparar desigualdades e assegurar que todas as pessoas afetadas pelas enchentes recebam suporte financeiro.
LEIA MAIS:
- Saiba o que acontece se você parar de comer carne vermelha
- Caminhar todos os dias: veja o que acontece com seu corpo após um mês
- Famosa empresa pede falência após dívidas bilionárias
Onde se cadastrar
Os cadastros devem ser realizados presencialmente nos CRAS Harmonia, Mathias Velho e Rio Branco, respeitando a área de residência da família solicitante.
O valor de R$ 2 mil será pago em parcela única, diretamente às famílias que tiverem o pedido aprovado após a análise dos critérios estabelecidos pelo Decreto Estadual 58.235/2025.