Os membros da Geração Z, nascidos entre 1997 e 2012, estão cada vez mais interessados em discos de vinil, CDs e jogos de tabuleiro, itens que fizeram sucesso nos anos 90. Esse movimento não é apenas uma questão de nostalgia: os jovens buscam nos hábitos antigos formas de equilíbrio e interação em um mundo cada vez mais digital.
Segundo o psicólogo social especializado em nostalgia, Clay Routledge, “com a ascensão da inteligência artificial, todos olham para o futuro. Mas, como indicam os Zoomers, às vezes é preciso olhar para o passado para imaginar o tipo de futuro que realmente queremos”, disse em artigo publicado no The New York Times.
Por que a Geração Z retorna aos anos 90?
A pesquisa de Routledge, realizada em 2023, revelou que 80% dos jovens da Geração Z se preocupam com a dependência de tecnologias. Além disso, cerca de 60% demonstram interesse em viver em uma época com menor acesso à internet, como os anos 1990, percebendo os dispositivos digitais como um fator que distancia as pessoas e afeta a saúde mental.
LEIA MAIS:
- Passo a passo para pedir empréstimo de até R$ 4 mil no Caixa Tem
- Trump morreu? Entenda o rumor que viralizou na internet
- Empresa mais antiga do RS encerra atividades após 170 anos de história
A equipe do psicólogo analisou tendências culturais com inteligência artificial e entrevistou 2 mil adultos norte-americanos. Concluiu-se que os jovens buscam resgatar estilos e hobbies do passado para lidar com estresse e ansiedade, sem rejeitar as inovações digitais. “O progresso também envolve revisão e equilíbrio”, afirmou Routledge.
Os benefícios da nostalgia
Os vinis, por exemplo, ajudam na concentração, já que impossibilitam trocar faixas rapidamente, como em aplicativos de música. Jogos de tabuleiro estimulam interações sociais, confiança e conforto. Dessa forma, a nostalgia histórica permite que a Geração Z anos 90 aproveite os avanços tecnológicos sem abrir mão de experiências físicas e tangíveis.
Segundo Routledge, esse retorno ao passado ajuda os jovens não apenas a olhar para trás, mas também a lidar melhor com as insatisfações do presente e projetar um futuro mais saudável e equilibrado.