22.6 C
Canoas
01 de setembro de 2025

Lua de Sangue: Eclipse será transmitido ao vivo

Fenômeno não será visível a olho nu no Brasil, mas transmissões ao vivo vão mostrar todos os detalhes do espetáculo astronômico

O eclipse lunar total mais longo de 2025 está marcado para a noite entre 7 e 8 de setembro e promete um verdadeiro show no céu. Durante 82 minutos, a Lua ficará completamente coberta pela sombra da Terra, adquirindo a tonalidade avermelhada que dá origem ao famoso apelido “Lua de Sangue”.

Quando e onde será o eclipse?

O evento começa às 12h28 (horário de Brasília), mas a fase mais aguardada – a totalidade – ocorrerá entre 14h30 e 15h52, com duração de 82 minutos.

  • Visível a olho nu: Ásia, Austrália Ocidental, Europa, África e partes da Oceania terão diferentes níveis de observação.
  • No Brasil: a Lua estará abaixo do horizonte, então o fenômeno só poderá ser acompanhado por transmissões on-line, em canais no YouTube e sites especializados em astronomia.

Quem terá a melhor visão da Lua de Sangue?

Na Ásia e Austrália Ocidental, será possível observar todas as fases do eclipse, do começo ao fim. Já em partes da Europa e da África, a Lua nascerá já avermelhada, exigindo uma boa visão do horizonte leste.

Na Austrália Oriental e na Nova Zelândia, a totalidade também poderá ser vista. Nessas regiões, a Lua exibirá um vermelho intenso, resultado da filtragem da luz solar pela atmosfera terrestre.

LEIA MAIS:

Por que a Lua ficará vermelha

Durante a fase de totalidade, a sombra da Terra cobre totalmente a Lua, mas a luz solar, filtrada pela atmosfera, projeta tons avermelhados no satélite. Esse fenômeno óptico transforma o eclipse em uma experiência única para astrônomos e curiosos.

Outro detalhe interessante: o eclipse ocorrerá apenas 2,7 dias antes do perigeu, quando a Lua está mais próxima da Terra, deixando-a levemente maior no céu.

Como assistir no Brasil?

Quem quiser acompanhar deve acessar transmissões ao vivo em plataformas digitais. Diversos canais no YouTube farão a cobertura completa do fenômeno. Para observar o eclipse a olho nu, será necessário esperar até 3 de março de 2026, quando ocorrerá o próximo eclipse lunar total visível no país.

Josué Garcia
Josué Garcia
Estudante de jornalismo e redator de SEO, Josué Garcia escreve sobre cotidiano.
MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS