A Prefeitura de Canoas oficializou neste sábado (30) a ordem de início da obra do trecho 2 do Dique Rio Branco, durante o evento “Prefeitura na Tua Casa”, realizado na Praça Vereador Elisio Costa, no bairro Fátima. O projeto, orçado em R$ 50,4 milhões, será financiado pelo Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs) e pelo Município.
A intervenção faz parte do plano de reconstrução da cidade após os eventos climáticos extremos que atingiram a região. O trecho contempla a elevação da cota do dique entre a Avenida Guilherme Schell e a Rua Henrique Dias, com previsão de conclusão em 20 meses.
LEIA MAIS:
- Cães do Abrigo Palmira Gobbi aguardam por adoção em Canoas
- Labubu: fabricante afirma que bonecos não são para crianças
- É possível curar a depressão com cirurgia cerebral?
Lideranças destacam união e reconstrução
Durante a cerimônia, o prefeito Airton Souza ressaltou o impacto da obra na segurança da população. “É uma obra para proteger nossas famílias, as pessoas, a comunidade, o desenvolvimento da nossa cidade”, afirmou.
O vice-prefeito Rodrigo Busato reforçou o papel da mobilização comunitária e institucional: “O espírito da reconstrução vem também com o espírito da união.”
Etapas técnicas começam nesta segunda-feira as obras do Dique Rio Branco Canoas
Segundo o secretário municipal de Obras e Reconstrução, Guido Bamberg, os trabalhos começam nesta segunda-feira (1º). Com os ensaios técnicos do solo, etapa que deve durar de dois a três meses. Após essa fase, será elaborado o projeto executivo que guiará a execução física da obra.
A iniciativa integra o sistema de proteção da cidade e se soma a outras frentes de trabalho voltadas à contenção de cheias e à resiliência climática.