Parasita comedor de carne? O primeiro caso humano de miíase causada pela mosca-varejeira-do-novo-mundo foi confirmado nos Estados Unidos, segundo autoridades de saúde. A infecção, conhecida por devorar tecidos vivos, foi identificada em um paciente que havia retornado recentemente de El Salvador, informou o Departamento de Saúde e Serviços Humanos (HHS) nesta segunda-feira (26). O caso foi confirmado em 4 de agosto de 2025.
O que é a mosca-varejeira-do-novo-mundo?
O parasita pertence ao gênero Cochliomyia e normalmente afeta o gado, mas pode infectar humanos em casos raríssimos. A infestação é chamada de miíase, uma condição em que larvas invadem feridas abertas ou orifícios naturais do corpo.
Diferente de outros tipos de berne, as larvas dessa espécie se alimentam de tecido vivo, tornando a infecção agressiva e potencialmente fatal se não tratada.
Parasita comedor de carne? Como o caso foi descoberto?
De acordo com o CDC (Centros de Controle e Prevenção de Doenças), o paciente estava em Maryland quando apresentou sintomas. O órgão confirmou que esta é a primeira infecção humana por varejeira-do-novo-mundo nos EUA associada a viagens para uma região afetada pelo surto.
Existe risco para a população dos EUA
As autoridades afirmam que o risco atual é muito baixo, mas alertam que pessoas com feridas abertas e viajantes que visitam áreas rurais na América Central e no México devem ter cuidado.
Segundo o USDA (Departamento de Agricultura dos EUA), um surto em rebanhos poderia causar prejuízos bilionários, colocando em risco mais de US$ 100 bilhões (cerca de R$ 550 bilhões) da indústria pecuária.
Por que isso preocupa especialistas?
As larvas da mosca podem causar danos graves e até fatais em animais e, em casos raros, em humanos. Autoridades internacionais, incluindo a FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), estão trabalhando para conter a propagação do parasita.
LEIA MAIS: