Os gaúchos devem se preparar para a chegada da chuva no Rio Grande do Sul nos primeiros dias de setembro. Após um final de semana ensolarado e quente, o tempo muda com a previsão de temporais isolados, raios, vento forte e até granizo.
Chuva no Rio Grande do Sul: temporais e granizo marcam início de setembro: Segunda-feira: primeiros sinais de chuva
Nesta segunda-feira (1º), há previsão de chuva moderada a forte, com raios e temporais isolados em boa parte do estado. A frente fria estacionária, combinada com fluxo de calor e umidade do Norte do Brasil, deve provocar acumulados de 10 a 30 mm/dia, podendo chegar a 60 mm/dia em regiões como Oeste, Missões e parte do Centro. No Sul, Campanha e litoral médio, as precipitações serão isoladas, de fracas a moderadas. As rajadas de vento podem variar de 40 a 50 km/h, chegando a 80 km/h na Serra e litoral.
Terça-feira: intensificação da instabilidade
Na terça-feira (2), a frente fria e a umidade continuarão provocando chuva forte com raios e granizo, especialmente nas regiões Oeste, Campanha, Centro e parte do Sul. Os acumulados podem variar de 10 a 40 mm/dia, com pontos isolados chegando a 90 mm/dia.
LEIA MAIS:
- O lado sombrio da banana: por que a fruta pode ser perigosa em excesso
- Porto Alegre: Corpo é encontrado dentro de mala na rodoviária
- Calendário Setembro 2025: feriado nacional e seis estaduais movimentam o mês
Quarta-feira: chuva intensa e temporais persistem
A quarta-feira (3) deve registrar chuva forte e intensa, acompanhada de temporais isolados, raios e granizo em várias regiões do estado, incluindo Oeste, Campanha, Centro, Sudeste, Sul, Costa Doce, Vales e Região Metropolitana de Porto Alegre. A precipitação prevista varia entre 40 e 80 mm/dia, podendo atingir 150 mm/dia em áreas do Centro, Campanha e Sul. Rajadas de vento podem ultrapassar 80 km/h durante as instabilidades.