A Polícia Civil prendeu, neste domingo (31), um homem foragido da Justiça por lesão corporal e ameaça, crimes enquadrados na Lei Maria da Penha. A ocorrência surgiu após denúncias de que ele teria agredido fisicamente a ex-companheira com socos, chutes e puxões de cabelo.
Conforme apuração da Delegacia de Polícia de Nova Santa Rita, o agressor também proferiu ameaças de morte, demonstrando comportamento de controle possessivo e ciúmes.
Aumento da violência contra a mulher no RS
A prisão acontece em um momento de atenção reforçada da Segurança Pública para crimes contra mulheres. Segundo a Secretaria Estadual de Segurança Pública, de janeiro a junho de 2025, o Rio Grande do Sul registrou 36 feminicídios — 20% a mais que os 30 casos registrados no mesmo período de 2024.
Embora Nova Santa Rita não tenha registros de feminicídios em 2025, as agressões cresceram 5%, com 36 mulheres agredidas e 46 registros de ameaças no período de janeiro a julho, segundo indicadores criminais do Estado.
LEIA MAIS:
- Casal é morto dentro de casa em Candelária
- Prefeitura de Canoas dá ordem de início às obras do trecho 2 do Dique Rio Branco
Medidas online de proteção à vítima
Após dez feminicídios durante o feriadão da Semana Santa em abril, a Polícia Civil e a Secretaria de Segurança Pública do RS implementaram medidas para facilitar o acesso das vítimas às medidas protetivas. Agora, é possível solicitar proteção pela internet, sem precisar ir até a delegacia, por meio da Delegacia de Polícia Online da Mulher RS.
O sistema permite que a vítima registre a ocorrência e solicite medida protetiva de urgência, que é encaminhada à comarca do município. O juiz tem até 48 horas para deferir a proteção.
Canais de denúncia
- Emergência: 190
- Central de Atendimento à Mulher: 180
- Disque Mulher 24h: (51) 99275-8146
- WhatsApp Polícia Civil: (51) 98444-0606
- Registro de BO online: Delegacia de Polícia Online
A Delegacia de Polícia de Nova Santa Rita está localizada na Avenida Getúlio Vargas, 1.558, bairro Berto Círio.