26.8 C
Canoas
02 de setembro de 2025

Conheça a história da empresa mais antiga do RS que fechou as portas após mais de 100 anos

Após 170 anos, a empresa mais antiga do RS encerrou atividades. Descubra sua história e os motivos que levaram ao fim desse legado histórico

A empresa mais antiga do RS, a Azevedo Bento, encerrou suas atividades depois de 170 anos de funcionamento. Fundada em 1855, ainda no período do Império, a companhia começou como um armazém de secos e molhados no centro de Porto Alegre e atravessou gerações acompanhando profundas transformações políticas, sociais e econômicas no Brasil.

Na imagem o comendador João Batista Ferreira de Azevedo. (Reprodução / Pôrto Alegre – Biografia Duma Cidade)

O fundador, o comendador João Batista Ferreira de Azevedo, abriu o negócio com a razão social Macedo & Azevedo. Ao longo dos anos, a empresa passou por mudanças de sócios e de nome, tornando-se Azevedo, Bento & Cia. em 1917. Seu catálogo de produtos foi diverso: no século 19, revendia alimentos, bebidas e até sabão. Assim, já no século 20, destacou-se no comércio de sal, cimento e bebidas, sendo dona da marca Pirata.

A importância da Azevedo Bento para o Estado é citada em registros históricos. O livro Pôrto Alegre – Biografia Duma Cidade, publicado em 1940, descreve que a firma construiu sólida reputação no comércio de alimentos finos como vinhos, azeites, queijos, bacalhau, açúcar e café, abastecendo tanto a capital quanto cidades do interior, além de manter filiais em Pelotas e Rio Grande.

Outro marco da trajetória foi sua atuação no setor de exportação, com armazéns próprios e representações de companhias de navegação e seguros, o que inseriu Porto Alegre em rotas comerciais nacionais e internacionais, incluindo a Europa e o Rio da Prata.

Mesmo assim, diante de guerras, crises econômicas e grandes enchentes que marcaram a história da capital gaúcha, como as de 1873, 1941 e a mais recente de 2024, a empresa conseguiu se manter. No entanto, em 2022 entrou em recuperação judicial e foi comprada pela Romani S/A Indústria e Comércio de Sal, do Paraná.

LEIA MAIS:

Conheça a história da empresa mais antiga do RS que fechou as portas após mais de 100 anos: fim de uma era

Em comunicado sobre o fim das operações, a direção alegou que “fatores externos tornaram insustentável” a continuidade. Entre os motivos, a empresa citou a redução no calado da hidrovia até Porto Alegre após a enchente de 2024, que prejudicou ainda mais a logística.

Empresa quando foi atingida pela última enchente em 2024. (Imagem: reprodução)

Dessa forma, o fechamento da Azevedo Bento marca o fim de um ciclo da empresa mais antiga do RS, que resistiu por quase dois séculos, atravessando diferentes períodos da história do país.

Guilherme Galhardo
Guilherme Galhardo
Estudante de jornalismo, apaixonado pela cultura POP, luta-livre, games, séries e filmes. Entusiasta de meteorologia e punk rocker nas horas vagas.
MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS