O alerta do Inmet de chuva no Rio Grande do Sul segue valendo nesta quarta-feira (3), com previsão de temporais e possíveis transtornos. As áreas de maior atenção são o Oeste, a Campanha, o Sul e parte do Noroeste e da Região Central, onde há risco de tempestades com volumes significativos.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo até o fim do dia para essas regiões, prevendo 50 a 100 mm de chuva, ventos de 60 a 100 km/h, além de raios e queda de granizo. A Defesa Civil reforça a possibilidade de temporais e de chuva forte, por vezes persistente.
Alerta do Inmet: chuva forte no Rio Grande do Sul com vento e granizo: Maiores volumes previstos
- Bagé: 67,29 mm
- Barra do Quaraí: 67,19 mm
- Candiota: 65,63 mm
- Quaraí: 57,71 mm
- Uruguaiana: 47,6 mm
Fonte: Climatempo
Para o restante do território gaúcho, também há comunicados de menor intensidade. Nessas áreas, a chuva pode chegar aos 50 mm, acompanhada de rajadas de vento e granizo. Com os acumulados dos últimos dias, a chance de alagamentos, inundações e deslizamentos segue alta.
Como fica a temperatura
As temperaturas sobem e a sensação é de calor e abafamento, especialmente no Norte, Noroeste e em parte da Serra. Em Iraí, a máxima pode alcançar 31 °C. Na sequência do ranking aparecem Roca Sales, Venâncio Aires e Três Passos, com 29 °C.
LEIA MAIS:
- Inscrições abertas para Concurso Público na área da Educação em Canoas
- Saiba onde realizar o cadastro para receber R$ 2 mil do programa Volta por Cima em Canoas
- Pix parcelado: entenda como a novidade vai mudar suas compras
Próximos dias
A instabilidade deve seguir atuando até 10 de setembro, o que intensifica o alerta. Mesmo com aberturas de sol em alguns momentos, o cenário é de continuidade da chuva, com Oeste, Campanha, Região Central e Sul permanecendo como as áreas mais suscetíveis a eventos intensos.
Nessas regiões, os volumes podem chegar a 200 mm no período, ultrapassando a média histórica do mês (que costuma ficar entre 140 mm e 180 mm). Na quinta-feira (4), a frente fria avança pela costa gaúcha e provoca mais chuva. Uma massa de ar frio na retaguarda deve derrubar as temperaturas no Estado.
Orientações rápidas
- Evite áreas alagadas e fique longe de estruturas metálicas durante raios.
- Reforce calhas, telhados e retire objetos soltos que possam ser arremessados pelo vento.
- Em caso de emergência, acione a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193).