Um dos principais cartões-postais de Lisboa, o Elevador da Glória, sofreu um grave acidente nesta quarta-feira (3). O ascensor, que liga a Praça dos Restauradores, na Baixa da cidade, ao Bairro Alto, descarrilou por volta da tarde, deixando ao menos três pessoa morrerm e 20 ficaram feridas.
Equipes do Corpo de Bombeiros de Lisboa e da Polícia de Segurança Pública (PSP) foram acionadas imediatamente e permanecem no local prestando atendimento às vítimas. Ainda não há confirmação oficial sobre a gravidade dos ferimentos, mas algumas pessoas precisaram ser encaminhadas a hospitais da região.
Símbolo de Lisboa
Inaugurado no final do século XIX, o Elevador da Glória é um dos transportes históricos mais procurados por turistas que visitam a capital portuguesa. Com capacidade para até 42 passageiros, o ascensor faz diariamente a ligação entre a cidade baixa e o Bairro Alto, conhecido por sua vida cultural e boêmia.
Além de funcional, o elevador é considerado patrimônio cultural de Lisboa, sendo um dos símbolos mais fotografados da cidade.
Causas em investigação
Até o momento, não há informações oficiais sobre o que teria causado o descarrilamento. Técnicos da empresa responsável pelo transporte devem avaliar as condições mecânicas do elevador para apurar se houve falha técnica ou estrutural.
As autoridades locais reforçaram que novas informações sobre o estado de saúde das vítimas e as causas do acidente devem ser divulgadas ao longo das próximas horas.