13.9 C
Canoas
04 de setembro de 2025

Câmara de Canoas cria comissão para acompanhar investigação sobre mortes de animais

Câmara reage às denúncias e cria comissão após mortes de animais em Canoas. O que pode surgir dessa investigação?

A Câmara Municipal aprovou por unanimidade, nesta quarta-feira (4), a criação de uma Comissão Especial de Acompanhamento Externo para monitorar as denúncias investigadas pela Operação Carrasco, da Polícia Civil, que apura mortes de animais em Canoas dentro da Secretaria Municipal de Bem-Estar Animal.

O grupo será presidido pelo vereador Cris Moraes (PV), escolhido pelos demais parlamentares após a instalação da comissão. Segundo ele, a iniciativa reforça o compromisso do Legislativo com a busca por justiça e transparência diante das denúncias que mobilizaram a cidade.

“Essa comissão foi assinada por todos os vereadores. Isso significa que a Casa Legislativa quer buscar solução, quer colaborar para que esses animais recebam justiça. E que a justiça seja feita nesse sentido”, declarou Cris Moraes.

O parlamentar também ressaltou o trabalho da Polícia Civil e afirmou que irá propor, junto ao vereador Emílio Neto, uma moção de apoio aos agentes envolvidos na operação:

“Mostra que os tempos hoje são outros. No passado, tínhamos cidades que aceitavam a eutanásia como medida de controle populacional. Hoje, há uma vontade de fazer mais pelos animais.”

Mortes de animais em Canoas sob investigação

A Operação Carrasco, deflagrada pela Polícia Civil na manhã desta quinta-feira (4), investiga a prática de eutanásias irregulares de cães e gatos na estrutura pública municipal, além de possíveis crimes de estelionato e maus-tratos. A principal suspeita é a ex-secretária de Bem-Estar Animal de Canoas, exonerada em agosto.

Em um dos locais vistoriados, a polícia encontrou cães e gatos mortos em sacos plásticos dentro de um freezer. Além disso, cerca de R$ 100 mil em dinheiro foram apreendidos na casa da ex-gestora, localizada na Zona Sul de Porto Alegre.

Papel da comissão no caso

De acordo com os vereadores, a comissão terá como missão acompanhar o andamento das investigações, dialogar com os órgãos competentes e garantir que eventuais responsáveis sejam punidos. A atuação será externa, sem prejudicar os procedimentos internos já instaurados pela Prefeitura de Canoas, que abriu expediente administrativo para apuração dos fatos.

LEIA MAIS:

Além disso, os parlamentares pretendem propor medidas que aumentem a transparência e o controle nas ações da Secretaria de Bem-Estar Animal, reforçando as políticas públicas de proteção e cuidado com cães e gatos no município.

A primeira reunião da comissão está prevista para os próximos dias, quando será definido o plano de trabalho e as diligências iniciais.

Guilherme Galhardo
Guilherme Galhardo
Estudante de jornalismo, apaixonado pela cultura POP, luta-livre, games, séries e filmes. Entusiasta de meteorologia e punk rocker nas horas vagas.
MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS