Usar o celular no banheiro pode parecer inofensivo, mas um estudo recente aponta que essa prática aumenta em quase 50% o risco de desenvolver hemorroidas. Pesquisadores do Centro Médico Beth Israel Deaconess e da Escola Médica de Harvard descobriram que passar longos períodos sentado no vaso enquanto rola o feed das redes sociais pode prejudicar a saúde intestinal.
O estudo envolveu 125 adultos que realizavam exames de colonoscopia de rotina. Entre eles, 66% afirmaram usar o celular no banheiro, e 35% reconheceram que o hábito prolongava o tempo que passavam no local. Durante os exames, 43% apresentaram hemorroidas visíveis.
Usar celular no banheiro pode causar doença gravíssima: jovens são os que mais tem este costume
Outra constatação interessante é que o uso do celular no banheiro é mais comum entre pessoas mais jovens. Enquanto os usuários tinham em média 55,4 anos, aqueles que não usavam o aparelho tinham média de 62,1 anos.
LEIA MAIS:
- Mulher é morta dentro de apartamento
- Operação Carrasco: por que ex-secretária de Canoas ainda não foi presa?
- Polícia Civil divulga imagem de homem que deixou mala com corpo na Rodoviária de Porto Alegre
Especialistas alertam que, embora seja difícil deixar de levar o celular para o banheiro, reduzir o tempo sentado no vaso e evitar distrações digitais pode ajudar a diminuir o risco de hemorroidas e outros problemas intestinais.