O ex-goleiro Helton Arruda, de 47 anos, foi preso em Portugal na noite da última quarta-feira (3) por posse ilegal de arma de fogo.
Ídolo do Porto, clube pelo qual atuou por 11 anos e conquistou 18 títulos, o ex-jogador teve a residência alvo de uma operação policial, que resultou na apreensão de munições e de uma arma considerada ilegal.
LEIA MAIS:
- Escola de adestramento de cães é denunciada por maus-tratos
- Homem morre após ter 70% do corpo queimado em incêndio
- Pesquisadores lançam chip 6G que promete revolucionar a internet mundial; Saiba mais
Antes de brilhar na Europa, Helton se destacou no Vasco da Gama, onde conquistou a Libertadores de 1997 e o Campeonato Brasileiro de 2000. O ex-goleiro também responde em Portugal a um processo movido por uma ex-companheira, que afirma ter sofrido violência doméstica durante um relacionamento extraconjugal de 10 anos.
Ex-goleiro da Seleção preso por porte ilegal de armas: Além da carreira no futebol, Helton é cantor e baterista da banda H1
Pela legislação portuguesa, Helton pode ser condenado a até três anos de prisão por “maus-tratos simples”.
De acordo com o jornal português Público, a arma apreendida estava no quarto de Helton. Em depoimento, o ex-jogador declarou que o objeto pertencia a um amigo já falecido, que frequentava sua casa para gravar músicas no estúdio que mantém na residência.
Além da carreira no futebol, Helton é cantor e baterista da banda H1, que se apresenta em casamentos e aniversários há mais de dez anos.
A polícia portuguesa informou que a arma havia sido furtada em uma cidade a 70 km da residência do ex-atleta. Após ser detido, Helton foi liberado, mas terá de se apresentar periodicamente à Justiça.
Helton Arruda é considerado um dos principais goleiros da história do Vasco e um ídolo do Porto. No futebol internacional, também fez parte do elenco da Seleção Brasileira campeã da Copa América de 2007, na Venezuela.