A Comissão Federal para Proteção contra Riscos Sanitários (Cofepris) emitiu um alerta nacional para todos os moradores do México sobre a retirada de circulação de um shampoo popular. O motivo é a contaminação bacteriana identificada no produto.
O item afetado é o Shampoo Totale de Tec Italy, distribuído pela Henkel Capital, S.A. DE C.V., que já iniciou o recolhimento em supermercados e demais pontos de venda no país.
LEIA MAIS:
- Lista de marcas de azeite reprovadas no Brasil em 2025
- Empresário morre em acidente na BR-386 horas após comprar Porsche
- Perna de mulher é encontrada na Orla de Ipanema em Porto Alegre
Por que o Shampoo Totale foi retirado do mercado?
Segundo a Cofepris, o shampoo apresentou contaminação bacteriana capaz de causar infecções em usuários, principalmente em pessoas com o sistema imunológico debilitado. O contato do produto com pele, olhos ou nariz pode trazer riscos e, por isso, o uso foi terminantemente desaconselhado.
Quais são os riscos para a saúde?
As infecções podem variar de leves a graves, dependendo do organismo afetado. Em casos extremos, há possibilidade de complicações sérias, sobretudo em indivíduos imunocomprometidos.
Recomendações para consumidores
Quem possui o Shampoo Totale Tec Italy em casa deve seguir as seguintes orientações:
Interromper o uso imediatamente;
Procurar o ponto de compra para devolução ou orientações sobre descarte;
Consultar um médico caso apresente sintomas adversos após o uso.
Medidas de prevenção indicadas pela Cofepris
Qual é o Shampoo retirado dos supermercados por risco de contaminação? As infecções podem variar de leves a graves, dependendo do organismo
A Cofepris recomenda que consumidores e distribuidores acompanhem novos comunicados e sigam as instruções oficiais para reduzir riscos à saúde. Em alguns Estados do México, autoridades locais de saúde também estão reforçando informações sobre a devolução e o descarte correto do produto.
Para mais detalhes, os consumidores podem acessar o site oficial da Cofepris ou os canais de comunicação da Henkel Capital.
A Defesa Civil de Porto Alegre emitiu na tarde da última sexta-feira (5) um novo alerta para a possibilidade de elevação do Lago Guaíba. O aviso, válido desde as 15h30, segue até as 12h de segunda-feira (8).
De acordo com o órgão, há risco de alagamentos na região das Ilhas e em áreas dos bairros Ipanema e Guarujá. Também podem ocorrer alagamentos pontuais em diferentes pontos da cidade devido à sobrecarga no sistema de drenagem urbana.
Risco de deslizamentos e previsão do tempo
O Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Porto Alegre (Cemadec) aponta ainda risco moderado de deslizamentos de terra em áreas de encosta vulneráveis à erosão.
Entre a noite de domingo (7) e a madrugada de segunda (8), a previsão indica chuvas de até 30 milímetros, acompanhadas de rajadas de vento acima dos 40 km/h e possibilidade de raios.
Orientações à população
A Defesa Civil orienta que os moradores:
Evitem enfrentar o mau tempo;
Mantenham distância de áreas alagadas, arroios e rios;
Procurem locais seguros ao identificar risco.
Em caso de emergência, a população deve entrar em contato pelo telefone 199.